Topo

Coluna do PVC

O novo Atlético sem Diego Tardelli... e sem sentir falta de seu ídolo

PVC

21/01/2015 23h00

Levir Culpi assumiu de cara para o repórter Diego Bertozzi, do Fox Sports, que o Atlético muda sem Tardelli: "Fica diferente, sim!" E tratou de explicar que Pratto se tornará referência na grande área e seu time funcionará de maneira diferente da reta de chegada da Copa do Brasil, quando Tardelli e Guilherme  se mexiam sem parar. Quando não era Guilherme machucado, podia ser Carlos na frente, às vezes sem ninguém fixo na grande área.

O Atlético se acostumou ao novo sistema, a ponto de Lucas Pratto aproveitar a jogada típica do Independência. Lateral cobrado por Marcos Rocha, gol de cabeça do artilheiro do Campeonato Argentino pelo Vélez.

O primeiro tempo contra o Shakhtar, o mais brasileiro dos clubes da Europa, foi tão bom, que Leonardo Silva fez 3 x 0 aos 44 minutos e o Galo foi para o intervalo com 3 x 0 a seu favor.

E voltou com Dodô no lugar de Pratto. Não havia mais um centroavante típico, mas um garoto de mobilidade e finalização impressionantes. Aos 9 da segunda etapa, velocidade de Dodô. Gol!

Com 4 x 0, o Atlético descansou, mas não a ponto de não entender o que mudou: "Demoramos para entender a mudança do sistema tático", disse Leonardo Silva.

Mas foi melhor do que os jogadores, a torcida e a comissão técnica do Atlético imaginavam.

De tão bom, o jogo teve até um momento inesquecível, quando o técnico romeno Mircea Lucescu reclamou de um pênalti inexistente sobre Bernard e invadiu o campo até a metade dele protestando contra o árbitro Igor Benevenuto.

O Shakhtar recebe o Bayern nas oitavas-de-final da Champions League no dia 17 de fevereiro.

Um dia depois, o Atlético estreia na Copa Libertadores contra o Colo Colo, em Santiago.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.