Topo

Coluna do PVC

São Paulo conversou com Eto'o. Números na Premier League fizeram desistir

PVC

21/01/2015 06h00

A história que ontem bombou nas redes sociais de o São Paulo negociar para ter Samuel Eto'o de fato aconteceu. Mas não há nenhuma chance de a contratação acontecer. A negociação chegou a existir em dezembro, com o conhecimento da direção são-paulina de que Samuel Eto'o deixaria o Everton.

O estudo sobre o nome esbarrou nos números do atacante de 33 anos. Em 14 partidas do Campeonato Inglês, seis como titular, Samuel Eto'o marcou apenas três gols. Na Europa League, disputou mais quatro partidas e fez um gol.

Os índices do atacante camaronês foram considerados insatisfatórios, Chegou a haver conversa, mas a desistência aconteceu pela percepção de que Eto'o não tem o nível do passado e poderia sucumbir na América do Sul.

Eto'o teve seu último momento de glória na Internazionale, campeã da Liga dos Campeões em 2010. Dirigido por José Mourinho, disputou a final como ponta-direita, marcando as subidas do lateral Badstuber, do Bayern. Apesar disso, ano passado, disputou 21 partidas (16 como titular) pelo Chelsea no Campeonato Inglês e marcou nove gols.

O Chelsea terminou a temporada 2013/14 em terceiro lugar na Premier League e foi semifinalista da Liga dos Campeões. O Everton, clube atual de Eto'o, está atualmente em 12o lugar no Campeonato Inglês.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.