Topo

Coluna do PVC

Vinte anos atrás, Romário estreava no Flamengo

PVC

27/01/2015 09h41

Era uma noite de sexta-feira, chovia em São Paulo e as pessoas queriam ir para o show dos Rolling Stones. Nem todo mundo. No Brasil inteiro, muita gente queria ver o melhor jogador do mundo, recém-eleito pela Fifa, fazer seu retorno ao futebol brasileiro.

Romário estreou pelo Flamengo vestido com a camisa papagaio-de-vintém no Serra Dourada num amistoso contra a seleção uruguaia. O Flamengo de Vanderlei Luxemburgo, técnico campeão brasileiro de 1994 pelo Palmeiras e também de chegada, alinhou com Adriano, Charles Guerreiro, Gélson, Agnaldo e Branco; Fabinho, Marquinhos, Mazinho Oliveira e Nélio; Romário e Sávio.

Romário foi discreto e substituído por Rodgers. Mas era um marco.

O êxodo do futebol brasileiro já era fato consumado desde 1983, quando Zico se foi para a Udinese. E nem os retornos, dependendo das subidas e descidas da economia brasileira e dos clubes daqui escondia que o Brasil já tinha virado um futebol de segunda classe, levando em conta as competições clubísticas.

E, então… Kléber Leite ganhou a eleição do Flamengo e Romário disse a Johan Cruyff que não aguentava mais a Europa. Foram cinco anos no PSV, apenas um ano e meio no Barcelona. Tchau!

A operação financeira foi feita com ajuda de patrocinadores e é daquelas que ajudaram a endividar o Flamengo até hoje. O Flamengo contratou o melhor jogador do mundo e ele estreou há vinte anos.

Incrível que na prática isso não tenha mudado nem a média de público do Campeonato Carioca nem do Brasileirão, em que o Flamengo foi figurante.

Assim como ter Neymar até dois anos atrás não fez o Santos ou o Brasileirão atrair mais gente.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.