Topo

Coluna do PVC

Começa hoje a Libertadores com o maior número de campeões da história

PVC

03/02/2015 09h49

Começa hoje com Alianza x Huracán, Monarcas Morelia x The Strongest, a Libertadores com o maior número de campeões de todos os tempos. São catorze, incluindo cinco brasileiros e quatro argentinos, como jamais aconteceu na história dos dois países na competição.

O Huracán retorna à Libertadores após 41 anos, desde que participou com a equipe de Cesar Luis Menotti, que encantou e ganhou o Campeonato Metropolitano em 1973. O Alianza sonha desbancá-lo: "Temos de jogar com inteligência", diz o atacante Preciado, do time peruano.

A última edição em que o Brasil só contou com campeões foi em 1997, mas naquela época havia só dois representantes por país — Cruzeiro e Grêmio classificaram-se como campeão da Copa do Brasil e do Brasileirão respectivamente.

Ano passado, pela primeira vez em 23 edições, o Brasil não conseguiu classificar nenhum clube nem sequer para as semifinais — desde 1991 isso não acontecia. Mas havia clubes menos experientes na disputa, como Atlético Paranaense e Botafogo. Desta vez, com Atlético Mineiro, Cruzeiro, Corinthians, Internacional e São Paulo a chance de título aumenta.

Todos têm chance.

O Corinthians estreia contra o Once Caldas muito mais bem preparado do que estreou contra o Tolima, em 2011. Opinião do técnico Tite, respaldada pelo período de pré-temporada.

O Cruzeiro enfraqueceu-se sem Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, mas Marcelo Oliveira garante ser capaz de reformar o time na primeira fase, contra adversários fracos como Mineros da Venezuela e Universitario de Sucre, da Bolívia.

O Atlético perdeu Diego Tardelli, mas Lucas Pratto mostra sua força de goleador.

O Internacional mantém a base de 2014. Diego Aguirre quer um time mais forte fisicamente e tem história na Libertadores — era o técnico do Peñarol vice-campeão em 2011 e o autor do gol do título dos carboneros em 1987.

O São Paulo tem um pouco mais de seqüência por manter a base e a comissão técnica do ano passado. Para Muricy, faltavam um zagueiro canhoto e um jogador de velocidade. Ainda falta um zagueiro. O jogador veloz é o ponta Centurión, autor do gol do título argentino do Racing ano passado.

Hoje tem Alianza x Huracán, às 22h30. Daqui sai o terceiro adversário do Cruzeiro.

Hoje tem Morelia x The Strongest, às 00h30. Daqui sai o terceiro adversário do Internacional

 

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.