Topo

Coluna do PVC

Por que Tite pode preferir Danilo no ataque em Manizales'

PVC

11/02/2015 15h20

Nas ausências de Paolo Guerrero, Mano Menezes gostava de escalar Renato Augusto mais à frente. Deu certo. Mas a percepção de que o Corinthians não emplacou como a torcida queria em 2014 fez se notar esse posicionamento muito mesmo na abertura da Libertadores. Contra o Once Caldas, Renato Augusto deu dois passes para gols jogando como pivô.

Não como centroavante típico, preso na área, função que parece em extinção.

Tite gostou da atuação de Renato Augusto, mas prefere ver sua movimentação como meia, atrás do último atacante. Por isso vai escalar Danilo, melhor em campo contra o Palmeiras jogando como meia.

Parece uma novidade. Não é.

Lembre-se da campanha do Corinthians campeão brasileiro de 2011. Quando Liédson não tinha condição de jogo, Danilo era o centroavante.

O mesmo aconteceu na Libertadores de 2012. Até na final, Danilo ocupou a função de atacante por boa parte de jogo, invertendo com Émerson, o autor do dois gols da vitória sobre o Boca Juniors.

Danilo na frente não é novidade. Especialmente dirigido por Tite.

Só não é bom chamá-lo de centroavante. A função é mais de pivô, de atacante. Danilo pode prender a bola no ataque e isso ajudará o Corinthians a confirmar a classificação contra o Once Caldas.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.