Topo

Coluna do PVC

Em 66 jogos no Rio e SP, pequenos só venceram três vezes. Falência!

PVC

15/03/2015 20h30

O Macaé aproveitou os desfalques de Fred, Giovanni e Kenedy, no Fluminense, e venceu por 1 x 0, gol de Juninho. Somando todos os confrontos grandes x pequenos nos dois mais tradicionais campeonatos estaduais do país, esta foi apenas a terceiro derrota de um gigante. A Ponte Preta venceu o Palmeiras, no Allianz Parque, na segunda rodada do Paulista. O Volta Redonda bateu o Fluminense, na quinta rodada do Estadual do Rio.

Quem viveu os anos 80 e 90 lembra-se de como era difícil jogar em Campos contra o Americano, em Ribeirão Preto contra o Botafogo, em São José do Rio Preto, contra o América. Pela décima rodada do Paulista, os reservas do São Paulo viraram o jogo contra os titulares da Ponte Preta. E a Ponte é disparadamente a equipe com mais jeito de dificultar a vida de um grande nas quartas-de-final!

Ano passado, até a décima rodada, os grandes caíram contra os pequenos seis vezes em São Paulo e quatro vezes no Rio. A lista: Botafogo-SP 3 x 1 Palmeiras, Corinthians 0 x 1 São Bernardo, Corinthians 0 x 2 Bragantino, Bragantino 2 x 0 São Paulo, Ponte Preta 2 x 1 São Paulo, Vasco 1 x 2 Cabofriense, Madureira 3 x 2 Fluminense, Cabofriense 2 x 1 Botafogo, Botafogo 0 x 1 Friburguense.

O Ituano foi campeão paulista e a Cabofriense fez uma das semifinais do Campeonato Carioca contra o Flamengo.

O Campeonato Paulista de 2012 foi o último com tamanho desnível. O primeiro grande derrotado por um pequeno naquela edição foi o Santos. Perdeu para o Mogi Mirim por 3 x 1 na décima-segunda rodada. Desde 1934, os pequenos não demoravam tantas partidas para vencer um dos clubes tradicionais!!!

Desde o ano 2000, só três vezes os quatro grandes de São Paulo terminaram nas quatro primeiras posições. Aconteceu em 2000, 2009 e 2011.

No Rio, dez dos últimos quinze campeonatos, desde 2000, tiveram um intruso entre os quatro mais bem classificados.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.