Topo

Coluna do PVC

Robinho, Dudu, Rafael... O Palmeiras impecável mostrou que está forte

PVC

26/03/2015 00h01

A dúvida fundamental, o Palmeiras apagou. O clube investiu, o elenco ficou mais forte, mas não tinha vencido partida contra time de Série A. Ganhar de 3 x 0 do São Paulo recupera a auto-estima, como se viu. Ou melhor, como se ouviu. E como se ouviu a torcida do Palmeiras cantar no Allianz Parque. "São cem anos de história, de lutas e de glórias…" "Festa no chiqueiro…!"

A torcida que canta e vibra refletiu o desempenho no campo. O Palmeiras teve a sorte de fazer 1 x 0 aos 3 minutos, jogada brilhante de Robinho ao perceber Rogério Ceni adiantado. Também contou com a expulsão de Rafael Tolói, inocente ao revidar o cotovelo que tocou em seu estômago — não foi lá uma agressão, embora Dudu pudesse ser advertido e até Muricy julgou Tolói imprudente.

Dudu fez sua primeira grande partida pelo Palmeiras. Primeiro tempo perfeito, com passe para o segundo gol mracado por Rafael Marques além de cavar a expulsão de Tolói. Mas o melhor do jogo foi Rafael Marques, autor de dois gols, o segundo que lembrou jogada igual a um chute na trave num clássico Botafogo x Flamengo.

O Palmeiras mostrou força individual e coletiva. Precisas as atuações de Vítor Hugo, Zé Roberto, Gabriel, Arouca, Robinho, Dudu e Rafael Marques.

O São Paulo já tinha vencido um jogo grande, contra o San Lorenzo. Mas tem problemas. Ganso e Alan Kardec não têm jogado bem, Michel Bastos caiu de produção no clássico e o desempenho preocupa na Libertadores em Buenos Aires. Não está bom.

Mas poderia ser pior, se o Palmeiras prestasse atenção à história. Em todos os tempos, a maior goleada do Palmeiras sobre o São Paulo aconteceu em 1965, por 5 x 0. Se os jogadores tivessem essa ambição — Oswaldo de Oliveira tinha no banco de reservas — talvez o placar fosse maior e a crise tricolor ficvasse pior.

O Palmeiras mereceu vencer. E fez seu maior placar no clássico Choque-Rei desde os 4 x 1 de 2008.

25/março/2015

PALMEIRAS 3 x 0 SÃO PAULO – 22h

Local: Allianz Parque (São Paulo); Juiz: Vinícius Furlan (SP); Público: 25.805; Gols: Robinho 3, Rafael Marques 22 do 1º; Rafael Marques 6 do 2º; Cartão amarelo: Ganso, Vítor Hugo, Zé Roberto; Expulsão: Rafael Tolói 8 do 1º; Michel Bastos 37 do 2o

PALMEIRAS: Fernando Prass (6), Lucas (6), Tóbio (6,5), Vítor Hugo (6,5) e Zé Roberto (7); Gabriel (6,5) e Arouca (7,5); Rafael Marques (8), Robinho (7) (Alan Patrick 36 do 2º) e Dudu (7,5) (Leandro Pereira 35 do 2º (sem nota)); Cristaldo (6) (Gabriel Jesus 13 do 2º (6)). Técnico: Oswaldo de Oliveira

SÃO PAULO: Rogério (5), Bruno (5), Rafael Tolói (4), Lucão (5,5) e Carlinhos (5,5); Ganso (4,5) (Centurión, intervalo (4,5)), Denílson (5,5), Hudson (6) e Michel Bastos (4,5); Pato (sem nota) (Édson Silva 25 do 1º (5,5)) e Alan Kardec (5) (Boschillia 37 do 2º (sem nota)). Técnico: Muricy Ramalho

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.