Topo

Coluna do PVC

Federação pretende manter quatro grandes em seus estádios nas finais

PVC

30/03/2015 12h15

A Federação Paulista não pretende tirar nenhum dos quatro grandes clubes de São Paulo de seus estádios na fase quartas-de-final do Paulistão. Isso apesar de o artigo 6o do regulamento dizer que, se três times da capital forem às quartas-de-final como líderes de seus grupos, apenas os dois melhores poderão jogar em casa. A ideia do regulamento era prevenir-se para uma eventual decisão da Polícia Militar de impedir dois jogos na cidade no mesmo dia.

A ideia da Federação é negociar com a PM para que duas partidas possam acontecer no mesmo dia na cidade de São Paulo. Ou no sábado dia 11 de abril ou no domingo, dia 12 de abril, datas reservadas para o primeiro mata-mata.

Um exemplo: o São Paulo pode jogar às 16h no Morumbi e Corinthians em Itaquera às 18h30.

Há 33 quilômetros de distância entre os dois estádios, mais do que os 27 quilômetros que separam o Pacaembu do estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, que não teria restrição em caso de classificação do time do ABC.

Se a Federação não conseguir a negociação com a Polícia Militar, a idéia é dar para o quarto colocado entre os campeões de grupo a possibilidade de jogar no domingo às 11h ou na segunda-feira às 21h.

"Não vou tirar nenhum dos quatro grandes clubes de seu estádio", garante o vice-presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos, que será o presidente em abril, logo depois da posse de Marco Polo Del Nero na CBF.

Hoje a classificação por pontos ganhos dos campeões de grupo é: 1. Corinthians, 2. Santos, 3. São Paulo, 4. Palmeiras. Se não houve mudança de colocação nas duas rodadas restantes, o Palmeiras teria de jogar no interior de acordo com o regulamento. Mas poderá jogar às 11 horas da manhã de domingo ou às 21h de segunda-feira.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.