Topo

Coluna do PVC

O Cruzeiro jogou muito mal em Buenos Aires... Alguém se lembra por quê?

PVC

15/04/2015 09h33

Amanhece a quarta-feira e os comentários sobre a derrota do Cruzeiro para o Huracán seguem uma mesma linha de raciocínio. O time de Marcelo Oliveira jogou muito mal, foi desatento na defesa, perdeu pela falta de atenção e pela apatia.

É possível alinhar todos os defeitos do Cruzeiro contra o Huracán. Mas é possível lembrar por que estes defeitos apareceram.

Lembra? O Cruzeiro jogou o clássico contra o Atlético no domingo às 16. Na terça, já estava em campo de novo com nove jogadores iguais.

Claro que o time não mostrou força ofensiva pela esquerda e que Mena não é o lateral dos sonhos de ninguém. Que Henrique jogando pelo lado esquerdo deixava ainda mais frágil a capacidade ofensiva daquele setor, que Arrascaeta não jogou no mesmo nível do clássico, que o miolo de defesa errou vergonhosamente no lance do terceiro gol, minutos depois de Leandro Damião ter mostrado que havia tempo para a reação.

Ah, sim, porque o árbitro errou terrivelmente e validou um gol irregular, o primeiro de Ábila.

Tudo isso é verdade e o bicampeão brasileiro sofreu três gols em um jogo — nos quatro anteriores não havia sofrido nenhum.

Jogar num intervalo de dois dias é tão difícil, mas tão difícil, que só resta a hipótese de abandonar o clássico contra o Atlético e vencer o Huracán na terça que vem, já que, para a Federação Mineira, o sucesso ou fracasso internacional do Cruzeiro representam apenas o sucesso ou fracasso do Cruzeiro…

Na história da Libertadores, só o Independiente de 1989 virou a fase de grupos sem sofrer gols. Mas naquele ano disputou apenas dois jogos.

O Cruzeiro poderia até ter sido recordista… se tivesse um dia a mais de descanso.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.