Topo

Coluna do PVC

O São Paulo heroico obriga o Corinthians a jogar inteiro. E a sina do Galo!

PVC

16/04/2015 08h38

Não é tão desesperadora a situação do Atlético. Pelo menos não é se você se lembrar do que o Atlético se acostumou a fazer nos últimos três anos.

Matematicamente, a situação é clara: vencer o Colo Colo por 2 x 0 para o Galo avançar para as oitavas-de-final.

Vale lembrar a quantidade de vezes que o Atlético precisou exatamente desse resultado para avançar ou levar a decisão para os pênaltis.

Contra o Newell's Old Boys, na semifinal da Libertadores de 2013 — gol de Guilherme aos 39 do segundo tempo levou a decisão para os pênaltis.

Final contra o Olimpia, no Mineirão, na Libertadores também — gol de Leonardo Silva aos 42 do segundo tempo e decisão nos pênaltis outra vez.

Quartas-de-final contra o Corinthians, pela Copa do Brasil de 2014 — levou 2 x 0 em Itaquera, brilhou e fez 4 x 1 na volta no Mineirão.

Semifinais da Copa do Brasil contra o Flamengo, em 2014 — sofreu 2 x 0 no Maracanã e meteu 4 x 1 em Belo Horizonte.

Não é simples fazer 2 x 0 no bom time do Colo Colo, que ontem levou 3 x 0 em Santiago do excelente Santa Fé. Mas o Atlético pode vencer e se classificar.

Na noite de quarta-feira, o São Paulo conseguiu o gol heroico de Centurión no último minuto. Pato chegou a seu décimo primeiro gol no ano, artilheiro são-paulino na temporada.

Mas a situação só ficará confortável se o Corinthians ganhar do San Lorenzo na noite de quinta.

O resultado do São Paulo adia a classificação corintiana. Significa que Tite terá de escalar um time competitivo, para empatar pelo menos com o San Lorenzo e aí sim confirmar a vaga nas oitavas-de-final.

Em caso de empate, o São Paulo terá de vencer o Corinthians no Morumbi, quarta que vem, para não depender de nada. Se o Corinthians vencer, o São Paulo jogará o clássico em busca de um empate simples para avançar às oitavas-de-final.

As boas notícias param aí. Porque futebol o São Paulo continua devendo.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.