Topo

Coluna do PVC

Corinthians empata história do clássico se vencer hoje. Entenda a polêmica

PVC

19/04/2015 08h00

Se o Corinthians vencer o Palmeiras neste domingo empatará o duelo histórico em 121 x 121, como diz a coluna da Folha de S. Paulo deste domingo. A conta é precisa e leva em conta critérios estatísticos coerentes. Critérios… claro que sempre haverá outros, mas é bom contar a história para se entender.

Hoje o Palmeiras tem um departamento de história rigoroso, mas ainda incipiente. Fruto da vida política do clube. Ganha situação, vem oposição, e nunca se valorizou o rigor da pesquisa.

Em 1991, eu acabava de ser contratado pela revista Placar e trabalhava mesa a mesa com meu amigo-irmão Celso Unzelte. A redação era ele, eu e o redator-chefe, primeiro Álvaro Almeida, depois Sérgio Martins.

Em abril, fomos escalados para editar a edição sobre os maiores clássicos do Brasil. A missão de levantar todos os confrontos era de Martha Esteves, no Rio, Divino Fonseca, no Rio Grande do Sul, e assim seguia, estado por estado.

Em São Paulo, Celso e eu nos dividimos com a missão de fazer a mais precisa lista de todos os tempos. Lamentávamos, juntos, que cada lista publicada por A Gazeta Esportiva, pela Folha ou pelo Estadão sempre tinha uma discordância.

Determinamos: Celso pesquisaria todos os jogos no Corinthians e no Santos. Eu iria ao Palmeiras e ao São Paulo. O Palmeiras não tinha um historiador oficial. Milton Del Carlo, conhecido como Odilon, me recebia com uma cara mal encarada, mas sempre permitia que eu pesquisasse os livros históricos do clube.

Com uma observação: "Olha, não tem nada entre 1930 e 1935, porque perdemos numa enchente aqui no Parque Antártica."

Então, ta. Eu fui jogo a jogo nos livros de capa dura verde-escura. Passei lá tardes e mais tardes, procurando jogo a jogo, clássico a clássico, com a complacência – meio sisuda – do Odilon. Celso fez o mesmo no Corinthians, que não tinha historiador. No São Paulo e no Santos a situação era mais simples. O clube nos mandava os dados.

Nestes 23 anos, Celso Unzelte ajudou a fazer a estatística de futebol se tornar profissional.

Estudou critérios, publicou livros com todos os jogos do Corinthians e do Palmeiras, ajudou a publicar os do Santos e do São Paulo. Por isso é justo levar em conta os dados que Celso Unzelte leva em conta, sem contabilizar torneios inícios nem W. O., como mandam os critérios internacionais.

O Palmeiras hoje tem um departamento de estatísticas bom, gente séria e caprichosa trabalhando, o Bruno, o Jota Christiannini… Mas mais importante do que considerar "os nossos critérios" é entender os critérios internacionais. Nessa, eu fico com o Celso Unzelte.

Na segunda-feira passada, telefonou-me o Marcelo Damato. Disse ter percebido que o Corinthians poderia empatar o confronto e que o Palmeiras esteve à frente desde sempre. Fiz a conta com minhas listas e cheguei à conclusão de que o Palmeiras está à frente desde 1964. O departamento de estatísticas do Palmeiras corrigiu e afirmou ser desde 1968. O Celso pontuou com os números abaixo listados, cada vez que o Corinthians passou à frente, empatou ou ficou atrás do Palmeiras.

Na conta mais justa, o Palmeiras lidera desde 1969, conta do corintiano mais palmeirense que já conheci, pelo respeito que dedica ao futebol. Nunca contou W.O. ou torneio início para evitar que o Corinthians ficasse atrás, apesar de corintiano roxo, admitido na confissão com o padre à sua frente.

Ganhar ou perder é do jogo.

O que dói no coração é imaginar que daqui a 23 anos alguém vai ter de recomeçar a fazer contas e discutir se este critério vale ou não vale. O Brasil precisa saber contar sua história. Não tem nada mais chato do que perguntar quem foi o campeão brasileiro de 1987. Ou se a conta certa é a do Palmeiras ou do Corinthians.

A conta mais rigorosa, a do Celso Unzelte está detalhada bem aí abaixo:

 

A MARCHA DO CONFRONTO

21/1955 – Corinthians 3 x 0 Palmeiras – Pela primeira vez na história, o Corinthians empata o confronto histórico.

 

16/10/1955 – Corinthians 4 x 2 Palmeiras – Corinthians passa à frente

 

5/12/1965 – Corinthians 0 x 1 Palmeiras – Gol de Ademar Pantera e depois de dez anos o Palmeiras retoma empata.

 

21/3/1966 – Corinthians 1 x 2 Palmeiras – Servílio e Rinaldo marcam, Palmeiras retoma a dianteira.

 

2/10/1966 – Corinthians 1 x 0 Palmeirsa – Dino Sani faz o gol e o Corinthians volta a empatar.

 

11/12/1966 – Corinthians 1 x 0 Palmeiras – Gol de Flávio Minuano. Corinthians 62 x 61 Palmeiras.

 

16/11/1968 – Corinthians 0 x 2 Palmeiras – Dudu e Tupãzinho. Palmeiras retoma a frente.

 

30/3/1969 – Corinthians 2 x 0 Palmeiras – Benê e Tales marcam, o Corinthians empata pela última vez.

 

11/5/1969 – Corinthians 0 x 2 Palmeiras – Segundo turno do Paulistão 1969. Artime fez dois gols e o Palmeiras nunca mais ficou atrás.

 

19/4/2015 – Depois de 45 anos e 11 meses, Corinthians empatará se vencer o clássico em Itaquera.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.