Topo

Coluna do PVC

Tão justo quanto o título do Chelsea é a sacanagem dos rivais ingleses

PVC

03/05/2015 11h28

O Chelsea confirmou com vitória magra, por 1 x 0, sobre o Crystal Palace, seu quinto título nacional da Inglaterra, quarto da era Abramovich. Gol do título marcado por Eden Hazard, eleito com justiça o melhor jogador da Premier League. Tudo foi extremamente justo, como indica a liderança do campeonato desde o dia 30 de agosto.

Apesar disso, a sacanagem da torcida do Arsenal na semana passada foi brilhante e deixou o título com o jeito que teve: meio chato, insosso… Exatamente a justiça e a certeza da taça desde agosto deu essa feição. Também o gosto de José Mourinho pelos placares magros provocou a brincadeira da torcida do Arsenal, que cantou Boring, boring, Chelsea… (Chelsea, chato, chato…)

A canção caracterizava o vitorioso time do Arsenal da temporada 1970/71, que conquistou o Campeonato Inglês e a Copa da Inglaterra na mesma temporada. Dirigido pelo técnico Bertie Mee, tinha George Graham como uma de suas estrelas e vitórias por 1 x 0, dez na campanha do título inglês.

O ápice daquela Boring, Boring, Arsenal foi sacramentar a taça com vitória por 1 x 0 sobre o Tottenham, seu grande rival, em White Hart Lane.

O Chelsea foi campeão vencendo por 1 x 0, contra um rival de Londres, mas com metade das vitórias do velho e chato Arsenal de 1971. Foram cinco apenas, todas na segunda metade da campanha.

José Mourinho, menos espirituoso do que a torcida do Arsenal, respondeu afiado à provocação: "Chato é ficar dez anos sem ser campeão." Mourinho tem razão.

O título foi justo, justo, Chelsea!

Apenas um pouquinho chato.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.