Topo

Coluna do PVC

Tite fez reunião para falar do papel dos laterais na produção do time

PVC

11/05/2015 12h01

O técnico Tite fez longa reunião semana passada para tratar da influência dos laterais nos melhores desempenhos do Corinthians em 2015. A confirmação foi dada pelo gerente de futebol, Edu Gaspar, na manhã desta segunda-feira, Edu concorda com a avaliação apresentada na coluna desta segunda-feira na Folha de S. Paulo de que quando os laterais vão bem o desempenho do time cresce. Quando não participam da saída de bola, o Corinthians perde produção.

O índice é fácil de ser medido. Basta olhar as estatísticas apresentadas jogo a jogo pelo Footstats e perceber que quando Fágner e Fábio Santos são os melhores passadores, o Corinthians joga bem. Foi assim contra o São Paulo, em Itaquera, contra o Once Caldas e Danúbio, pela Libertadores. Desde a partida contra a Ponte Preta, há mais marcação sobre os laterais e o principal passador do sistema defensivo passa a ser o volante Ralf.

A bola chega mais quadrada para os armadores e o Corinthians não produz da mesma maneira.

A tentativa é aperfeiçoar a saída de bola e contar com o bom desempenho dos laterais contra o Guaraní, do Paraguai, partida em que o Corinthians precisa fazer três gols de diferença para não precisar ir para os pênaltis. No jogo de ida, o Guaraní marcou os dois laterais colocando o atacante Benítez na saída de Fábio Santos e o volante De la Cruz em cima de Fágner.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.