Topo

Coluna do PVC

Só um em cada quatro conseguiram virada de que Corinthians precisa

PVC

13/05/2015 07h47

No atual formato da Libertadores, disputada exatamente neste sistema com fase preliminar, de grupos e mata-matas desde 2005, só cinco vezes um time que perdeu por 2 x 0 fora de casa conseguiu se classificar com a virada similar à que o Corinthians precisa contra o Guaraní. Das cinco classificações, quatro aconteceram nos pênaltis, duas delas com o Atlético Mineiro.

Ou seja, 77% dos times que conquistaram a vantagem de 2 x 0 jogando em casa o primeiro jogo mantiveram o benefício na segunda partida. Arredondando, um em cada quatro times conseguiu a virada necessária ao Corinthians.

A missão não é simples, mas possível. Na última semana, o técnico Tite trabalhou muito e conversou bastante sobre o desempenho dos laterais. Sempre que os laterais destacam-se como principais passadores o Corinthians tem bom desemepnho.

A vantagem conquistada pelo São Paulo também é historicamente mantida. Na Libertadores do ano passado, houve oito casos de vitória por 1 x 0 em casa no jogo de ida. Em seis destes oito casos, quem vez 1 x 0 classificou-se para a fase seguintes.

Abaixo, as cinco viradas semelhantes à que o Corinthians precisa contra o Guaraní.

2007 – Quartas-de-final – Defensor (URU) 2 x 0 Grêmio (BRA); Grêmio 2 x 0 Defensor (nos pênaltis, Grêmio 4 x 2)

2009 – Primeira fase – Deportivo Anzoátegui (VEN) 2 x 0 Deportivo Cuenca (EQU); Deportivo Cuenca 3 x 0 Deportivo Anzoátegui

2013 – Semifinal – Newell's Old Boys (ARG) 2 x 0 Atlético (BRA); Atlético 2 x 0 Newell's Old Boys (nos pênaltis, Atlético 3 x 2)

2013 – Final – Olimpia (PAR) 2 x 0 Atlético (BRA); Atlético 2 x 0 Olimpia (nos pênaltis, Atlético 4 x 3)

2014 – Oitavas-de-final – The Strongest (BOL) 2 x 0 Defensor (URU), Defensor 2 x 0 The Strongest (nos pênaltis, Defensor 2 x 0)

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.