Caso Marin: ou Brasil acaba com corrupção ou corrupção acaba com Brasil
Foi o francês Saint Hilaire quem cunhou a frase que marcou uma época do país: "Ou o Brasil acaba com a saúva ou a saúva acaba com o Brasil!"
A prisão de José Maria Marin na Suíça, os nomes envolvidos, os torneios em que houve desvio de dinheiro em contratos de agências de marketing com confederações continentais, tudo liga o Brasil ao que nunca se ligou no passado do futebol.
Historicamente,as companhias brasileiras no que diz respeito ao futebol eram Alemanha, Espanha, Argentina, Itália, França, Holanda, Inglaterra, Uruguai… Restou o Uruguai, que tem Eugenio Figueiredo preso, ex-presidente da Confederação Sul-Americana.
Mas a cada ano mais o noticiário liga o futebol brasileiro à Costa Rica, à Nicarágua, à Venezuela. São, afinal, os países dos dirigentes presos no escândalo da Fifa. Não quer dizer que não haja corrupção entre os suíços.
Mas o Brasil está acompanhado no noticiário da corrupção do mundo dos vizinhos mais corruptos ou tão corruptos quanto nós.
Não é um privilégio do futebol brasileiro, como se sabe pelo noticiário dos jornais dos últimos meses.
Mas a lógica da saúva vale para o futebol e para o país. Ou o Brasil acaba com a corrupção ou a corrupção acaba com o Brasil.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.