Topo

Coluna do PVC

Final da Champions: revista pergunta se Messi é melhor do que Pelé

PVC

03/06/2015 15h56

A capa da revista France Football desta semana tem uma pergunta importante: Messi ou Pelé? Quem é o melhor:? A capa exposta abaixo mostra como a pergunta já se espalhou pelo planeta e ficará mais forte se Messi conquistar sua quarta Champions League, menos apenas do o ponta Gento do Real Madrid, campeão seis vezes, e o lateral Maldini, do Milan, campeão cinco vezes.

Messi melhor do que Pelé nunca faz se chegar a uma conclusão definitiva e France Football também lança a pergunta sem resposta, um pecado. Só que a edição acrescenta estatísticas deliciosas, como a comparação entre Pelé na final de 1970 e Messi na decisão da Copa do Mundo de 2014.

Pelé em 1970 fez um gol, Messi nenhum na decisão de 2014.

Pelé deu dois passes decisivos, quatro chute a gol, um chute para fora, deu 29 passes, acertou 90% deles, recuperou uma bola e sofreu sete faltas.

Messi não deu passes decisivos, chutou quatro vezes a gol,ofereceu 37 passes, acertou  70% dos passes, recuperou duas bolas, sofreu duas faltas.

Os números não permitem definir quem é melhor e nem as opiniões pessoais permitem.Messi jogou a segunda metade da temporada de maneira exuberante, fez 58 gols e ofereceu 27 assistências em todo o ano.

Não foi artilheiro do Campeonato Espanhol. cinco gols atrás do português Crisitano Ronaldo.

De 2009 para cá, quando Cristiano Ronaldo trocou o Manchester United pelo Real Madrid, os artilheiros do Campeonato Espanhol foram sempre os dois, três vezes Cristiano, três vezes Lionel Messi.

Na Liga dos Campeões, é ainda mais forte. De 2008 para cá, quatro vezes o artilheiro foi Messi, três vezes Cristiano.

Mas a comparação é com Pelé.

A France Football abre a matéria falando do desafio entre o Rei brasileiro e a Pulga argentina.

Os apelidos ajudam a definir.

Por ora, Pelé é melhor.

Se Messi ganhar a Champions League pela quarta vez, neste sábado, a discussão vai se ampliar.

É justo!

messiplusgrande

 

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.