Topo

Coluna do PVC

Entre os Oliveiras, Marcelo foi melhor do que Oswaldo. E podia ser mais

PVC

28/06/2015 18h40

A conta é de palmeirense, sem dúvida.

Mas perceba. O São Paulo é um dos times mais fortes do Brasil há décadas e aquele contra quem o Palmeiras mais tem dificuldade de golear. Você há de se lembrar de 6 x 1 no Santos na Vila Belmiro, 5 x 1 no Corinthians em 1986, 4 x 0 na final do Paulita, 4 x 1 em 1999… Mesmo que faça muito tempo, fruto das últimas décadas difíceis para o Palmeiras, há registro de goleada.

O resultado e a atuação do Palmeiras de Marcelo Oliveira para golear o São Paulo no Allianz Parque foram sensacionais. A chance de goleada se confirmou. Desde 1992, o Palmeiras não fazia 4 x 0 no rival tricolor.

Melhor ainda do que no Paulistão, quando o Palmeiras meteu 3 x 0 e não fez esforço para golear.

Isto leva o Palmeiras à primeira página da tabela e pode significar, em breve, subir um pouco mais, para cumprir a vocação que o presidente Paulo Nobre imagina: brigar, no mínimo, vaga na Libertadores.

Mas é incrível como o Palmeiras não consegue atropelar o São Paulo. O único 5 x 0 da história aconteceu em 1965, torneio Rio-São Paulo.

Ninguém vai ser louco de criticar a atuação do Palmeiras. Robinho, bem, Arouca excelente, Vítor Hugo seguro, Victor Ramos fazendo gol, Rafael Marques… Egídio, o melhor em campo, dono de três assistências.

Golear por 4 x 0 é histórico.

Por 5 x 0, ainda está nos livros.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.