Topo

Coluna do PVC

Jádson, Elias e Renato Augusto... A explicação é o novo-velho Corinthians

PVC

12/07/2015 18h44

O Corinthians teve um grande momento neste ano. Aconteceu nas primeiras semanas da disputa da Libertadores, jogos contra o Once Caldas, São Paulo e Danúbio. Muita gente pode julgar que aquele período não representa nada, porque não significou ganhar títulos. Como não se pode avaliar só resultados, vale sempre lembrar quando o Corinthians jogou bem.

Até para entender como e por que o desempenho diminuiu depois.

O nível do jogo corintiano agora não é igual ao do início do ano, mas o Corinthians está forte de novo. E se reconstruindo, com mudanças em quatro titulares — Uendel, Bruno Henrique, Malcom e Vágner Love nas vagas de Fábio Santos, Ralf, Émerson e Guerrero — mas com desempenho excelente de três dos quatro jogadores que faziam o Corinthians jogar bem em fevereiro: Jádson, Elias e Renato Augusto.

Os três foram destaques do time na vitória por 3 x 0 sobre o Flamengo, no Maracanã. Elias, o recordista de passes errados, é meio-campista que arrisca, faz gols, passes longos. Por isso, erra mais do que os outros, como errava também no melhor momento corintiano.

Mas acerta, como na finalização do primeiro gol ou no passe para Jádson, jogada invertida à do primeiro gol sobre o São Paulo em Itaquera, Libertadores, em fevereiro.

Acima de todos, Renato Augusto jogou muito.

O Corinthians está três pontos abaixo do líder Atlético. E fará o duelo da melhor defesa, a sua, contra o melhor ataque, do líder, no próximo sábado às 21h, em Itaquera.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.