Topo

Coluna do PVC

Estádios esvaziam e público cai pela metade em uma semana

PVC

27/07/2015 11h29

A festa da semana passada com média de 25 mil pagantes e 27 mil presentes por partida deu lugar a fracasso de público na rodada deste fim de semana. Foram apenas 14.898 pagantes, em média, nos dez estádios entre sábado e domingo.

Há razões para isso.

O sucesso de público da semana passada aconteceu no Maracanã, Arena Pernambuco, Allianz Parque e Itaquera.

A estreia de Guerrero no Rio de Janeiro e a boa campanha do Sport alimentaram a rodada passada.

A perspectiva de reação de público na próxima rodada passa pela presença do Atlético no Mineirão, onde tem média de 49 mil pessoas por partida.

Pelo Flamengo no Maracanã, contra o Santos, no domingo.

Mas os mais concretos e contínuos dados de público alto estão no Allianz Parque e Itaquera. Há sempre mais de 25 mil pessoas nos dois estádios. O Corinthians tem média de 30 mil por jogo no ano, o Palmeiras de 33 mil no Brasileirão, seu recorde na história do Campeonato Brasileiro.

Como o Corinthians enfrenta o Vasco em Itaquera e o Palmeiras pega o Atlético Paranaense no Allianz Parque é possível que a média seja bem melhor do que a do  último fim de semana — talvez inferior à da 14a rodada.

O fim de semana passado teve pecados mortais. O ingresso médio no Serra Dourada foi de R$ 73. Ponte Preta x Internacional levaram apenas 4.698 pagantes.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.