Topo

Coluna do PVC

"O Atlético está um degrau acima na luta pelo título." Palavra de Tite

PVC

28/07/2015 10h22

O técnico Tite, do Corinthians, admite que o Atlético é o time mais montado e, por isso, um degrau acima dos demais candidatos na luta pelo título. A frase foi dita no programa Fox Sports Radio Night, em resposta a uma pergunta deste blogueiro. A comparação era com as equipes mais bem colocadas na tabela de classificação, exceto o Sport: Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Grêmio, Fluminense. De todos, só o Atlético tem mais de um ano de trabalho seguido e o Corinthians conta com o agravante de ter perdido três titulares para o exterior, substituído Ralf por Bruno Henrique, e vendido Petros para o Betis, da Espanha.

Tite respondeu: "Não é desculpa nem justificativa nenhuma, mas o Atlético está mesmo um degrau acima dos demais. De todos, é o time que já consegue jogar de memória", disse Tite.

O argumento é quase óbvio, mas é raro um treinador reconhecer a superioridade do rival direto pela taça, o que reforça a tese de que o time tem de estar sempre melhor do que os adversários, mesmo quando as tranferências desmontam a equipe.

Tite também demonstrou preocupação com o atual estágio de seu ataque. Não falou a respeito, mas está claro que ele entende o problema: se o ataque não ficar mais forte, o Corinthians terá menos chance de ficar com o título. O Atlético tem o melhor ataque do Brasileirão. Palmeiras e Sport estão em segundo lugar nesse quesito.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.