Topo

Coluna do PVC

Todos os ingressos vendidos pela Internet. O homem mordeu o cachorro

PVC

31/07/2015 10h58

Era a última rodada do Brasileirão 2011 e a notícia na sexta-feira anterior era a briga na fila. O Flamengo era mandante do clássico contra o Vasco, que tinha chance de ser campeão brasileiro e disputava a taça com o Corinthians, também envolvido em clássico contra o Palmeiras, no Pacaembu.

Enquanto o Flamengo, mandante, tinha dificuldade para vender os ingressos na bilheteria, o Corinthians esgotou a cota de bilhetes pela internet. Todos os ingressos vendidos de forma digital, sem filas, nem confusões.

Houve 36.708 pagantes no Pacaembu, 34.604 no Engenhão.

Aprende-se na faculdade de jornalismo o que é notícia. Exemplo grosseiro, mas histórico, é o homem que morde o cachorro. Se o cachorro morde um homem, não é notícia. .

Fila e confusão na venda de ingressos pode ser notícia, mas não é novidade. Sempre foi assim no Brasil.

Mesmo assim, naquela sexta-feira, 2 de dezembro de 2011, as principais manchestes tratavam da confusão na bilheteria — havia razão.

Ninguém tratava do mérito do Corinthians e de todos os bilhetes vendidos pela internet, sem fila, sem problemas.

A primeira página do caderno de esportes da Folha de S. Paulo desta sexta-feira é incrível, deste ponto de vista. Pela primeira vez na sua história, o Palmeiras vendeu 40 mil ingressos todos pela internet. Não sobrou nenhum para a bilheteria. Significa que não houve fila, nem atropelo, nem confusão e, teoricamente, nem cambistas.

É novidade absoluta. Logo, é notícia! E por isso estampou a primeira página do caderno de esportes.

O homem mordeu o cachorro.

 

CORREÇÃO – Diferente do que diz o texto, quem vendeu os ingressos para o clássico Vasco x Flamengo, em 2011, foi o Vasco, mandante daquela última rodada. Todo o restante aconteceu como descrito.

A partir das 14h, a seção Informações e Palpites estará no blog.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.