Topo

Coluna do PVC

Boas notícias no domingo dos pais no Campeonato Brasileiro

PVC

09/08/2015 19h00

São Paulo 1×1 Corinthians foi um belo jogo de futebol. O São Paulo no ataque, o Corinthians explorando os espaços que o time de Juan Carlos Osório ainda permite às costas de seus laterais. Falta ao Tricolor o acerto tático necessário para quem muda de sistema, como o treinador colombiano tem feito no Morumbi.

O Corinthians recuou, esperou, contra-atacou e teve só 38% de posse de bola. Poderia até ter vencido a partida e fez 1 x 0 com boa atuação de Renato Augusto. O São Paulo reagiu porque trabalhou muito a bola, mas também porque conseguiu criar chances de gol. Ora nas bolas paradas, como no lance em que pediu pênalti de Uendel — na opiniao deste blogueiro, não houve, na de Carlos Eugênio Símon, houve.

Ora nas infiltrações, com Luís Fabiano participando bem do jogo. Seu gol, o décimo contra o Corinthians em 17 clássicos, faz do rival sua maior vítima empatado com o Vasco.

No Mineirão, 20 mil pagantes assistiram ao Cruzeiro amassar o Palmeiras até os 25 minutos. Depois, a troca de passes fez o Palmeiras equilibrar a partida. No segundo tempo, houve pressão palmeirense que poderia ter conquistado um empate com o gol de Cristaldo, não fosse o vacilo de Lucas e Victor Ramos no lance em que De Arrascaeta marcou 2 x 1.

Duas boas partidas, no domingo em que o líder não jogou bem no Serra Dourada e o Flamengo vacilou em Campinas contra a Ponte Preta. As rodadas ímpares não têm os trens pagadores (Atlético, Flamengo, Corinthians e Palmeiras) jogando em casa e a média de pagantes foi de 17 mil por partida — bem menos do que os 28 mil da semana passada.

Mas o campeonato cresce, com jogos melhores do que no ano passado e mais público também. É a boa notícia.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.