Topo

Coluna do PVC

Real Madrid estreia na Espanha e tenta quebrar pior seqüência em 61 anos

PVC

23/08/2015 11h15

Dos últimos sete Campeonatos Espanhois, o Real Madrid só venceu um. Ganhou a maior pontuação da história, 100 pontos, e o maior númreo de gols de todos os tempos, 121, justamente com o técnico maldito depois da saída do Santiago Bernabéu: José Mourinho. Três anos depois, um treinador madridista, Rafa Benítez, tenta acabar com a pior seqüência na liga da Espanha em 61 anos.

A última vez que o Real Madrid teve uma série de sete torneios com apenas um título aconteceu em 1954, ano em que saiu de uma fila de 21 anos — não vencia desde 1933 — e iniciou a era dourada das cinco Copas dos Campeões seguidas e, depois, o pentacampeonato espanhol.

Entre 1954 e 1969, o Real Madrid conquistou 12 títulos e se tornou a potência dominante no seu país. A partir daí, nunca mais passou tanta dificuldade para conquistar a taça.

Hoje a campanha começa nas Astúrias, noroeste da Espanha, contra o Sporting de Gijón. Além do título, a campanha pode marcar recordes. Com quatro gols, Cristiano Ronaldo se tornará o segundo maior goleador do Real Madrid na história do Campeonato Espanhol, superando Raúl. Se marcar dez vezes, superará Hugo Sánchez e se tornará o terceiro maior goleador da liga em todos os tempos.

Messi marcou 286 vezes, Cristiano Ronaldo marcou 225. Em média, o português tem o melhor índice de todas as ligas: 1,13 gol por partida.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.