Topo

Coluna do PVC

O concurso para ter a maior torcida do Campeonato Brasileiro, não do Brasil

PVC

24/08/2015 17h15

O Corinthians diminuiu o preço do ingresso e produziu o maior público da história de seu estádio em Itaquera. Foram 41. 300 torcedores passando pelas catracas, 41.014 pagando ingresso. A média de corintianos em Itaquera é a terceira do campeonato, com 28 mil por jogo. Em 2005, campeão brasileiro, o Corinthians levou 27 mil por partida.

Dono da maior torcida de São Paulo, o Corinthians incomoda-se por não ter a maior média de público do campeonato.

Esta ainda é do Palmeiras.

Um fenômeno… Em quinto lugar na tabela e com Zé Roberto deixando claro que a equipe não briga pelo título, mas pela vaga na Libertadores, o Palmeiras tem o ingresso mais caro do Brasil e também a maior média de presença e a maior taxa de ocupação. Em média, há sempre 78% do estádio cheio.

O Flamengo, segunda maior média de público do Brasileirão, carrega torcedores a cada rodada. Guerrero, Éderson e as vitórias avalizam a presença de torcedores no Maracanã. É também o bilhete mais barato dos três líderes da tabela de torcedores — R$ 40 em média.

Só que o Maracanã é o maior estádio do país e a taxa de ocupação ainda é baixa: 38% O Brasil nunca trabalhou para ter 99% de ocupação de seus estádios, como os ingleses e alemães. Preferiu sempre o conceito de O MAIOR ESTÁDIO.

O maior estádio vazio do mundo…

Era assim na maior parte do ano no Maracanã, apesar de três ou quatro vezes por ano o estádio lotar para as finais, porque no Brasil sempre foi assim. Estádio cheio em jogo grande, estádio vazio em jogo pequeno.

O desafio que Corinthians e Palmeiras têm conseguido é lotar o estádio em jogo grande e em jogo pequeno também. Soma de vários fatores, como a milhagem do cartão de sócio-torcedor, isso começa a acontecer. Pelos programas de sócios de Corinthians e Palmeiras, quanto mais você vai ao estádio, mais prioridade tem para comprar o ingresso. E menos dinheiro você paga.

Isso alimenta a mais saudável disputa dos últimos anos. Quem tem a maior torcida do Brasil, todo mundo sabe. O Flamengo em primeiro, o Corinthians em segundo, as pesquisas mostram o São Paulo em terceiro, o Palmeiras em quarto.

Mais importante do que isso é ter a torcida mais presente do Brasil. Neste critério, o Palmeiras está em primeiro, o Flamengo em segundo, o Corinthians em terceiro e o Atlético em quarto.

A disputa e a rivalidade podem diminuir preços, aumentar presença e o conforto, que hoje é muito maior nos estádios do que já foi.

A média de público do Brasileirão sobe e chega a 17 mil por partida, a maior desde que o Flamengo foi campeão em 2009. Quanto maior a presença de torcedores no estádio, maior a chance de o jogo ficar bom e bonito. Quanto mais gente no estádio, melhor o espetáculo. Quanto maior a rivalidade para levar mais gente do que o rival, maior a chance de encher mais a sua arena, de melhorar tudo globalmente.

Por enquanto, o título de maior torcida do Campeonato Brasileiro é do Palmeiras. Mas o bicho vai pegar até a última rodada, em dezembro.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.