Topo

Coluna do PVC

Corinthians mais maduro briga para acabar com síndrome de mata-mata

PVC

26/08/2015 09h56

Depois de ganhar o Mundial de Clubes contra o Chelsea, o Corinthians disputou quatro torneios de mata-mata e não ganhou nenhum. Não chega a ser um assombro. Normal nas disputas tão equilibradas não é vencer, mas disputar. Só que não deixa de ser curioso lembrar as três eliminatórias simples de Tite depois de conquistar o título mais importante de sua carreira. Por torneios de mata-mata, está claro que não se entendem os estaduais, apesar das decisões em mata-mata. Nestes, Tite foi campeão paulista em 2013, na decisão contra o Santos.

LIBERTADORES – 2013 – Quarto melhor time da primeira fase, o Corinthians disputou a primeira eliminatória contra o Boca Juniors. Perdeu em Buenos Aires por 1 x 0 e empatou no Pacaembu por 1 x 1. Os pênaltis não marcados pelo árbitro paraguaio Carlos Amarilla fizeram parte do cardápio da eliminação da primeira competição mata-mata depois do Mundial.

COPA DO BRASIL – 2013 – No retorno do formato em que os clubes da Libertadores entravam também na Copa do Brasil, o Corinthians estreou perdendo do Luverdense, no Mato Grosso, por 1 x 0. No Pacaembu, jogou mal, mas venceu por 2 x 0. Veio o Grêmio, os dois empates por 0 x 0 e o pênalti cobrado de maneira bizarra por Pato. Eliminação nas quartas-de-final.

LIBERTADORES – 2015 – Os jogos contra o Guaraní do Paraguai lembram muito o duelo de hoje à noite contra o Santos, por causa do placar construído no primeiro jogo. Guaraní 2 x 0 em Assunção, Santos 2 x 0 na Vila Belmiro. Tite foi perguntado sobre as diferenças daquela situação para a atual. Respondeu: "Mais maturidade!" De fato, o Corinthians jogou bem o primeiro tempo em  Itaquera contra o Guaraní, desperdiçou chances e saiu do jogo com as duas expulsões do segundo tempo. Com onze contra onze, poderia haver mais chance.

Tite não está errado ao falar da maturidade, detalhe fundamental no duelo desta noite. Mas há outro ingrediente: o Santos é mais talentoso do que o Guaraní.

Lucas Lima e Gabriel vivem momento favorável para tentar levar o Santos às quartas-de-final.

À parte os mata-matas lembrados acima, do Corinthians dirigido por Tite, há também a Copa do Brasil do ano passado. Daquela vez, o Corinthians fez 2 x 0 no jogo de ida contra o Atlético. Levou 4 x 1 no jogo de volta. A lembrança também pode ser usada por Tite para motivar o elenco semelhante ao que Mano Menezes orientava há onze meses.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.