Topo

Coluna do PVC

Brasil tem três das dez transferências mais caras do verão europeu

PVC

27/08/2015 12h19

A temporada de negociações da Europa só termina no dia 31 de agosto e se prolonga na Inglaterra, por causa do feriado bancário. É possível, portanto, novos negócios fabulosos. Por enquanto, o Brasil é o único país com mais de um jogador na lista das dez negociações mais caras do verão. Entre os campeões mundiais, Argentina, França e Inglaterra têm representantes, mas desta vez não há alemães, italianos, uruguaios e espanhois na lista mais seleta dos negociáveis.

Entre os dez mais caros do verão europeu, Firmino é o quarto colocado, Danilo e Douglas Costa estão em nono e décimo lugares. Convocações que mereceram críticas e negócios vistos com desconfiança no Brasil, os três estão na seleção de Dunga. Danilo e Douglas Costa foram convocados pela primeira vez por Mano Menezes. Firmino estava também no grupo da Copa América do Chile, do qual Danilo foi excluído por lesão.

O jogador mais caro do verão europeu, por enquanto, é Sterling. Trata-se do jogador inglês mais valioso de todos os tempos e da terceira maior contratação por um clube da Premier League. As duas mais caras, acima dele, foram Di Maria, do Real Madrid para o Manchester United em 2014, e Andy Carroll, do Newcastle para o Liverpool em 2010.

Ambos não representaram o custo-benefício imaginado.

Abaixo, a lista dos dez mais valiosos da temporada de reforços da Europa. Os valores são aproximados, de acordo com o que foi divulgado pelos jornais europeus e com a conversão da libra para o euro, no caso das transferências no Reino Unido.

OS DEZ MAIS CAROS DO VERÃO

1. Sterling (Inglaterra) – Liverpool – Manchester City – 60 milhões *

2. Benteke (Béltica) – Aston Villa – Liverpool – 46 milhões

3. Otamendi (Argentina) – Valencia – Manchester City – 45 milhões

4. Firmino (Brasil) – Hoffenheim – Liverpool – 41 milhões

5. Vidal (Chile) – Juventus – Bayern – 37 milhões

6. Schneiderlein (França) – Southampton – Manchester United – 35 milhões

7. Arda Turam (Turquia) – Atlético de Madrid – Barcelona – 34 milhões

8. Kovacic (Croácia) – Internazionale – Real Madrid – 32 milhões

9. Danilo (Brasil) – Porto – Real Madrid – 31 milhões

10. Douglas Costa (Brasil) – Shakhtar – Bayern – 30 milhões

* Em euros

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.