Topo

Coluna do PVC

Tem Choque Rei pela Libertadores. Mas Flamengo também pode ficar com a vaga

PVC

31/08/2015 07h22

Palmeiras e São Paulo brigando juntos, com o mesmo número de pontos, pela vaga na Libertadores, vai ser assunto durante toda a semana. E é o tema da coluna desta segunda-feira na Folha de S. Paulo. Mas é claro que tem mais clubes importantes pensando ainda na classificação para o torneio continental. Até o Flamengo, décimo colocado, cinco pontos abaixo do quarto, tem chance concreta de salvar seu ano que pareceu terminado na quinta-feira, depois da eliminação da Copa do Brasil contra o Vasco.

Não é simples tirar cinco pontos e o normal não é conseguir. Só que o Flamengo sempre provoca a ressalva da campanha em que chegou ao título brasileiro de 2009. Estava treze pontos abaixo do líder quando o campeonato chegou à 23a rodada e terminou com a faixa no peito. Como estamos na 21a rodada e são cinco pontos de diferença, é claro que dá para tirar.

Mais sério candidato à Libertadores do que o Flamengo é o Fluminense, um ponto atrás do Palmeiras, por causa da derrota para o Atlético, no Maracanã. O primeiro tempo do Atlético foi irrepreensível. Pressão no campo de ataque para recuperar a bola e fazê-la rodar até confundir a defesa tricolor. Gum não tinha nada que sair atrás de Pratto por todo o campo de ataque e abrir a marca do pênalti para a infiltração de Giovanni Augusto no primeiro gol. O Atlético mereceu vencer. O Fluminense tem totais chances de voltar ao grupo dos classificados, mas precisa superar semana difícil: Corinthians em Itaquera e Fla-Flu no Maracanã.

O Santos está quatro pontos atrás e é evidente que tem chance de chegar, porque só perdeu uma vez desde a chegada de Dorival Júnior.

Mas a briga neste início de semana é mesmo entre Palmeiras e São Paulo, empatados, com vantagem palmeirense no saldo de gols, e quatro pontos abaixo do Grêmio, o terceiro colocado. Mais divertido do que a disputa entre os dois rivais, só mesmo o canto inaugurado no domingo para o novo ídolo do Allianz Parque, autor de quatro gols nos últimos dois jogos: "Glória, glória, aleluia! É Gabriel Jesus!"

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.