Topo

Coluna do PVC

Atlético cobra CBF por não cumprir promessa de escalar os melhores árbitros

PVC

04/09/2015 09h19

A comissão de árbitros da CBF prometeu aos dirigentes do Atlético-MG que tomaria cuidado especial com suas escalas e atenderia ao pedido atleticano de ter mais árbitros Fifa nas suas partidas. A solicitação tinha como argumento a disputa pelo título. Alegava que os jogos dos times que brigam pela taça devem ter árbitros mais qualificados. A promessa da comissão aconteceu numa das visitas do presidente do Atlético-MG ao Rio de Janeiro, de acordo com uma fonte ligada ao clube. É por isso que o presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, cobra a saída imediata do presidente da comissão, Sérgio Corrêa.

Até a 22a rodada do Brasileirão, apenas nove partidas do Atlético-MG (40%) tiveram árbitros do quadro da Fifa escalados. O Corinthians teve 16 partidas com juízes do quadro internacional (72%).

A escala dos principais árbitros, no entanto, não evitou erros de arbitragem nem lances polêmicos. Entre os jogos em que houve suposto benefício ao Corinthians estão a vitória por 2 x 1 sobre o Avaí, com arbitragem de Ânderson Daronco, os 4 x 3 sobre o Sport, com Luiz Flávio de Oliveira, os 2 x 0 sobre o Fluminense, com Sandro Meira Ricci, e o empate por 1 x 1 contra o São Paulo, apitado por Leandro Pedro Vuaden. O assistente Fábio Pereira, que anulou o gol de Cícero, do Fluminense, também pertence ao quadro da federação internacional.

O Atlético-MG também reclamou da arbitragem de Dewson de Freitas, quadro Fifa, na derrota para o Grêmio. E outro árbitro Fifa, Sandro Meira Ricci, marcou pênalti duvidoso a favor do Atlético-MG na vitória por 2 x 1 sobre o Palmeiras.

O presidente do Atlético-MG, Daniel Nepomuceno, voltou a pedir o afastamento imediato do presidente da comissão, Sérgio Corrêa. Fez questão de dizer que não acredita em complô, mas cobra explicação sobre os critérios para escalar árbitros.

O Brasil tem dez árbitros do quadro internacional da Fifa: Ânderson Daronco, Dewson Freitas da Silva, Héber Roberto Lopes, Leandro Pedro Vuaden, Luiz Flávio de Oliveira, Péricles Bassols, Raphael Claus, Ricardo Marques Ribeiro, Sandro Meira Ricci e Wilton Pereira Sampaio.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.