Topo

Coluna do PVC

Deixou chegar! O ponto da virada do Flamengo foi este em 2007 e 2009

PVC

07/09/2015 10h46

Oswaldo de Oliveira estreou pelo Flamengo na 19a rodada do Brasileirão. O time estava em 13o lugar na tabela, dez pontos atrás do Fluminense, o quarto colocado. Em quatro jogos, quatro vitórias consecutivas e o Fla passou o Flu com a vitória por 3 x 1 no clássico do Maracanã. Agora, está só três pontos atrás do São Paulo e do grupo dos que se classificarão para a Libertadores de 2016.

Por duas vezes, o ponto de virada do Flamengo na campanha aconteceu por este momento, 23a rodada. Era o lugar mais distante da liderança em 2009, quando Andrade já estava em seu décimo jogo no comando. O Flamengo ocupava a 11a colocação com 31 pontos e o Palmeiras, líder, tinha 44.

Tirar treze pontos e ser campeão parecia impossível e até hoje é um feito inédito. O rubro-negro assumiu a liderança na 37a rodada, ao vencer o Corinthians por 2 x 0 no Brinco de Ouro, em Campinas.

Em 2007, na 23a rodada, o Flamengo ocupava a 17a. colocação, zona de rebaixamento. Estava com 26 pontos, doze a menos do que o Botafogo, quarto colocado, região dos classificados para a Libertadores. Diferente das outras vezes, o fato de ter dois jogos a menos do que os rivais, o que aumentava o fôlego para quem pensava em fugir do descenso.

Mas para se classificar para a Libertadores parecia impossível. A partir da 29a rodada, emendou cinco vitórias consecutivas e chegou à terceira colocação quando faltavam quatro partidas para terminar o campeonato. Terminou na terceira colocação e jogou a Libertadores do ano seguinte.

Dependendo da combinação de resultados, o Flamengo pode chegar ao G-4 nesta quinta-feira. Para isso precisa:

Ganhar do Cruzeiro no Maracanã

Derrota do São Paulo para o Santos na Vila Belmiro

Empate do Atlético Paranaense contra o Figueirense em Florianópolis.

A Libertadores está perto.

A distância para o líder é maior. Hoje são 15 pontos. Em 2009, eram 13.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.