Topo

Coluna do PVC

O técnico com quem ninguém fica indiferente: José Mourinho Rockstar

PVC

07/10/2015 09h53

O título do livro de Luís Aguilar, lançado pela editora Grande Área e já em pré-venda, é Mourinho Rockstar. A obra recebeu este nome depois que escritor viu José Mourinho ser capa da edição espanhola da revista Rolling Stone. Percebeu o que está claro desde a chegada de Mourinho ao Benfica, em 2001: ninguém consegue ficar indiferente com o treinador.

Ficou mais claro na entrevista coletiva de apresentação ao Chelsea, em 2004, relatada assim no primeiro capítulo do livro de Aguilar: "Por favor, não me chamem de arrogante, mas não sou mais um do fundo da garrafa. Ganhei a Champions League e acho que sou especial."

Mourinho tornou-se o Special One  no mesmo instante e isso ganhou o respeito de quem iria dirigir: "Vi sua apresentação na televisão, como todo mundo. Eu, o John Terry, o Bridgey e o Joe Cole estávamos hospedados em um hotel com a seleção da Inglaterra, em Manchester, na preparação para a Eurocopa de 2004, quando Mourinho explodiu na nossa vida. Vi sua performance na coletiva em Stamford Bridge e pensei que ele vinha com arrogância e muita confiança, mas não tenho problema com isso quaqndo alguém tem as medalhas na gaveta para justificar a atitude. A partir do momento em que o vi lidar com a mídia no seu primeiro dia no Chelsea, percebi que havia algo que o diferenciava dos outros."

A tal arrogância de Mourinho vem um pouco daí. Um pouco por proteção, ele criou este personagem, descrito com maestria em histórias sobre ele e sobre outros personagens do futebol, em páginas sobre Eric Cantona ou Zlatan Ibrahimovic.

Tive a honra de fazer o prefácio do livro de Luís Aguilar, assim como de entrevistar José Mourinho, frente a frente. Também de conversar com jogadores que convivem com o português, ou conviveram. Mourinho Rockstar descreve a personalidade de Mourinho, que é também uma das razões de viver, agora, o pior momento de sua carreira, como o próprio treinador definiu o início de temporada. Fabio Capello diz que seu período de validade está vencido. E o desgaste parece castigar sua relação com os jogadores do Chelsea, como já aconteceu na terceira temporada no Real Madrid.

Isso não exclui conhecer mais a personalidade do treinador que não deixa ninguém indiferente. Ou você ama ou odeia, ou gosta de seus times, ou detesta seu estilo. A leitura vale também porque certamente o mundo do futebol vai conviver com José Mourinho por mais algumas décadas. mourinho

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.