Topo

Coluna do PVC

Campeão antecipado perdeu a taça. Três histórias incríveis

PVC

20/10/2015 12h38

O Corinthians vai ser campeão brasileiro e só falta marcar a data. Mas…

Só por curiosidade, é divertido lembrar histórias de times que tinham o título ganho e,,, perderam!

Abaixo, estão citadas as histórias do Botafogo de 1971, do Flamengo de 1968 e do Manchester United em 2012.

Se você lembrar, comente outras:

1. BOTAFOGO 1971

O Botafogo venceu o Olaria por 3 x 2 e abriu quatro pontos de vantagem sobre o Fluminense a três rodadas do fim do Campeonato Carioca, com a vitória valendo dois pontos. Parecia campeão de tal jeito, pela qualidade do futebol e pela distância do vice-líder, que Paulo Cézar, monstro sagrado da história do futebol do Brasil, posou para foto com a faixa de campeão para a revista Placar:


paulo_cezar_lima_com_a_faixa_de_campe_o_1971

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Botafogo perdeu para o Flamengo por 2 x 0, empatou com o América por 1 x 1 e foi derrotado pelo Fluminense por 1 x 0. Quem vestiu de verdade a faixa de campeão carioca de 1971 foi o Flu, graças ao gol de Lula, irregular, com falta de Marco Antônio não marcada pelo árbitro José Marçal Filho. O Fluminense foi campeão. Nas três últimas partidas, o Fluminense venceu o Flamengo, o Vasco e o Botafogo.

2. FLAMENGO 1968

A Taça Guuanabara era um torneio separado do Campeonato Carioca. O Botafogo havia sido bi em 1967, ganhando a Taça e o campeonato. Sonhava repetir o feito em 1968. Mas a situação ficou delicada depois do empate por 0 x 0 contra o Flamengo em sua última partida na Taça Guanabara. O Flamengo saiu de campo, após o empate, tão feliz, mas tão feliz, que deu volta olímpica. O Botafogo viajou para excursão no Norte e Nordeste. Recebeu o recado para retornar depois de o Flamengo perder para o Bonsucesso por 0x2. O desastre rubro-negro depois de dar volta olímpica antecipada forçou o jogo-extra contra o Botafogo, que venceu por 4 x 1. Com o título da Taça Guanabara, somado ao estadual no fim do ano, mais os dois trofeus do ano anterior, o Botafogo proclamou-se Bi-Bi.

3. MANCHESTER UNITED 2012

Na 31a rodada de 2012, o Manchester United era líder do Campeonato Inglês, oito pontos acima do Manchester City. Haveria confronto direto e essa era a única esperança do City, que não vencia o Campeonato Inglês havia 44 anos — qualquer semelhança com o Atlético é mera coincidência. na rodada seguinte, o United perdeu para o Wigan por 1 x 0. No confronto direto, 36a rodada, o City venceu o United em casa por 1 x 0, gol de Kompany. Na rodada decisiva, bastava a vitória para o City acabar com sua fila. Perdia por 2 x 1 para o Queen's Park Rangers até o último minuto. Um gol de Dzeko e outro de Aguero viraram o marcador e a fila de 44 anos terminou.

aguero2012

 

 

 

 

 

 

Aguero comemora o gol do título

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.