Topo

Coluna do PVC

A síndrome da terceira temporada de José Mourinho

PVC

24/10/2015 16h40

Mais uma derrota do Chelsea, desta vez por 2 x 1 para o West Ham. Então, mais uma pesquisa para saber desde quando o clube não ia tão mal no início da temporada. Aconteceu apenas na temporada 1986/87, quando o Chelsea ocupava a 14a colocação depois de dez jogos, com nove pontos. Hoje é 19o lugar com 11 pontos. O time da região oeste de Londres fechou aquela temporada em 14o lugar.

Há depoimentos que dão conta do desgaste de José Mourinho com o elenco. Até Fabio Capello, da Itália, disse que o técnico português chegou ao limite de seu prazo de validade.

A terceira temporada sempre marcou desgaste para Mourinho. No Porto, foi campeão da Champions League ao terceiro ano, mas não disputo a primeira temporada inteira. No Chelsea, perdeu dois dos primeiros onze jogos em seu terceiro ano, contra Middlesbrough e Tottenham, em 2006/07. No Real Madrid, empatou com o Valencia e o Barcelona, perdeu de Getafe e Sevilla no terceiro ano e deixou o Barcelona abrir nove pontos de vantagem na terceira temporada. Caiu no final do campeonato.

Mas nada comparável ao Chelsea 2015/16.  José Mourinho já admitiu viver seu pior momento como treinador. O elenco não confia mais nele. Alguns jogadores dizem que ninguém entende por que num dia Mourinho diz confiar num atleta e na partida seguinte informa que não jogará. Num dia, elogia como o melhor do elenco, no outro aparece no banco de reservas.

Nas próximas duas rodadas, encontros contra o Stoke City em Stoke e contra o Liverpool em Stamford Bridge. Ou o Chelsea reage ou ficará difícil Mourinho terminar a temporada no comando do clube.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.