Topo

Coluna do PVC

A final da Copa do Brasil se parece com a decisão do Paulistão

PVC

25/11/2015 23h21

O Santos venceu por 1 x 0 e a torcida do Palmeiras festejou a derrota. Volte no tempo sete meses e você se lembrará do mesmo placar e da mesma circunstância na primeira partida da final do Paulistão. Em 26 de abril, o Palmeiras venceu por 1 x 0 no Allianz Parque, gol de Leandro Pereira. A torcida do Santos festejou.

Nunca é certo comemorar derrota, mas a percepção é de que poderia ter sido mais. Tanto na Vila Belmiro, quanto no Allianz Parque, no Paulistão.

A questão é que desta vez o alívio palmeirense se deu pelos minutos finais do jogo. Pelo gol perdido com as traves abertas diante do centroavante Nílson, que chutou para fora. Também por ter terminado a partida com cinco minutos de um homem a menos, depois da expulsão de Lucas. E, claro, porque Fernando Prass foi o melhor jogador da partida, com duas defesas estupendas e ação no pênalti perdido por Gabriel.

Bom, já há motivo de sobra para os palmeirenses comemorarem.

Mas no segundo tempo houve até momentos em que o Palmeiras incomodou. Não com chances concretas, mas ao menos tirando um pouco o Santos do controle total da partida.

O Santos é mais insinuante, talentoso, agressivo. É impossível marcar Lucas Lima, quando ele parte em direção ao gol com a bola dominada em seu pé esquerdo como se fosse o mini Messi. Ricardo Oliveira joga e catimba, Gabriel dribla e finaliza, como na jogada em que venceu o volante Amaral e desviou de Fernando Prass.

Ao Palmeiras, falta sobretudo a capacidade de parar a bola no campo de ataque. Incrível como as jogadas batem no campo do adversário e voltam para os zagueiros vestidos de verde trabalharem.

O Santos é mais time.

Mas neste ano, agora são seis clássicos Santos x Palmeiras. O Santos ganhou todos na Vila, o Palmeiras venceu os dois no Allianz Parque e todas as vitórias aconteceram por um gol de diferença. Só falta isso e a decisão por pênaltis para repetir a final do Campeonato Paulista.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.