Topo

Coluna do PVC

Guilhotina recorde! Só um clube com mesmo técnico no Brasileirão

PVC

26/11/2015 12h53

Levir Culpi deixou o Atlético com lágrimas nos olhos e o pescoço sem estar a salvo. Foi a trigésima troca de treinadores no Brasileirão, número recorde. Mas há também outra marca inédita: só um clube começou e vai terminar o campeonato com o mesmo técnico.

Só o Corinthians, de Tite.

É a primeira vez que isso acontece e inverte o que parecia ser uma tendência de manutenção. Em 2012, oito clubes mantiveram o comando por 38 rodadas. Em 2011 foram Corinthians, Palmeiras, Santos, Flamengo, Figueirense, Coritiba e o Vasco, que precisou substituir Ricardo Gomes por questão de saúde, mas manteve seu assistente, Cristóvão Borges, e foi vice-campeão nacional,

Em 2012, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Náutico, Botafogo, Santos, Corinthians, Fluminense e Grêmio mantiveram o técnico da primeira à última rodada.

Levir Culpi foi demitido depois de reunião com o presidente Daniel Nepomuceno, na noite de quarta-feira. O presidente disse que pretendia a manutenção do treinador, mas queria mudar a comissão técnica. Uma das coisas ouvidas por Levir foi que os treinos dados por seus aliados de comissão estão superados.

Levir Culpi nem discutiu o salário. Disse que não poderia pensar em se desfazer de profissionais de sua confiança. O Atlético então não quis continuar com seu serviço.

Há duas semanas, o Atlético conversou com o técnico vice-campeão mundial, Alejandro Sabella. Ele não pretende voltar ao futebol neste momento.

O mais provável é que o Atlético vença a concorrência com o Flamengo e seja o próximo destino de Muricy Ramalho.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.