Topo

Coluna do PVC

O artilheiro do gol útil recebe justa homenagem. Mas o melhor é outro

PVC

28/11/2015 21h29

É justa a homenagem ao terceiro maior goleador da história do São Paulo. Luís Fabiano ajudou o São Paulo na luta para disputar a Libertadores de 2016. Fez o primeiro gol, utilíssimo nessa briga. Mas o melhor jogador do São Paulo nos últimos meses é outro e foi dele o gol da virada contra o Figueirense: Thiago Mendes.

A melhor contratação de todas no início do ano, quando se dizia que o São Paulo poderia ter o melhor elenco do Brasil. Não teve. Thiago Mendes de novo jogou muito bem, foi aplaudido no final, fez o gol da vitória, marcou, apoiou, acertou passes.

O similar de Thiago Mendes no Internacional é Vitinho. Ele marcou o primeiro gol do jogo no Maracanã. Se o jogo terminasse 1 x 0, seria o sétimo placar repetido com gol de Vitinho. O equivalente a 21 dos 59 pontos que o Internacional teria.

Como Cícero empatou num gol de pênalti que (para mim) não existiu, Vitinho é responsável direto por 19 dos 57 pontos do Inter.

Ainda dá para se classificar, mas só se vencer o Cruzeiro no Beira Rio e o São Paulo não ganhar do Goiás no Serra Dourada.

Por isso, Luís Fabiano deveria abandonar o acordo e jogar em Goiânia. Foi linda sua despedida do Morumbi e algum idiota pode resolver culpá-lo por uma hipotética derrota em Goiânia. Mas o papel do centroavante é ajudar o time na última etapa para se classificar.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.