Topo

Coluna do PVC

Mano Menezes deve ouvir hoje proposta oficial do futebol chinês

PVC

01/12/2015 06h35

Mano Menezes sabe do interesse do Shandong Luneng em tê-lo como técnico no próximo ano, mas ainda não recebeu uma proposta oficial. Isso deve acontecer nesta terça-feira, em Belo Horizonte. O Cruzeiro também já entendeu que pode perder seu treinador. No mercado de agentes de jogadores, há quem garanta que o acerto financeiro já existe. Não há confirmação.

Que a proposta financeira será tentadora, não há dúvida. A questão é se este é o interesse profissional de Mano neste momento de sua carreira.

No primeiro semestre deste ano, Mano Menezes viveu em Portugal e fez o curso da Uefa que o credencia para dirigir clubes do velho continente em quaisquer competições. Há bons contatos em Portugal. Embora seja uma conjectura, as críticas ao técnico do Porto, Julen Lopetegui, depois da vitória magra por 1 x 0 sobre o Tondela, lanterna do Campeonato Português, podem levar à saída do treinador espanhol ao final da temporada — o Sporting é o líder.

No norte de Portugal, Mano Menezes tem bons conhecimentos e seria uma porta de entrada na Europa.

Não se sabe se hoje em dia o técnico e seu agente consideram esta possibilidade como real.

Mano Menezes estreou no Cruzeiro no dia 6 de setembro, com vitória sobre o Figueirense por 5 x 1. O time estava em 15o lugar. Três meses depois, está em oitavo. Com Mano no comando, o Cruzeiro teve 8 vitórias, seis empates, uma derrota e está invicto há treze partidas, a segunda maior série sem derrotas do Brasileirão.

Atual técnico do Shandong Luneng, Cuca ainda não assinou sua rescisão contratual. Isso deve acontecer nos próximos dias. A ideia inicial do técnico campeão da Libertadores em 2013 é descansar nos próximos meses.

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.