Topo

Coluna do PVC

Agora ou nunca: manifesto de clubes cobra organizarem o Brasileirão

PVC

08/12/2015 17h03

A reunião de segunda-feira entre os presidentes dos sete clubes paulistas nas Séries A e B do  Brasileirão não produziu uma revolta como se imaginava. Os sete e mais o presidente da Federação Paulista, Reinaldo Carneiro Bastos, definiram apoiar a candidatura do Coronel Nunes. à vice-presidência da região Sudeste, na CBF. Mas a decisão é de pressionar e condicionar o apoio ao atendimento de exigências dos clubes.

Não é possível dizer que os clubes tenham saído da inércia após a renúncia de Marco Polo Del Nero, mas há um esboço de movimento pedindo a adminisstração dos Campeonatos Brasileiros das Séries A, B, C e D, como condição ao apoio da candidatura do Coronel Nunes.

A expectativa é entender se os dois movimentos existentes podem se unir. De um lado, os sete clubes paulitas. Do outro, os 15 fundadores da Primeira Liga, responsável pela criação da Copa Rio-Sul-Minas.

Abaixo, o manifesto assinado pelos sete clubes paulistas.

Carta à CBF

 

Nós, presidentes da Federação Paulista de Futebol, de Bragantino, Corinthians, Oeste, Palmeiras, Ponte Preta, Santos e São Paulo, após reunião nesta segunda-feira (7), entendemos, em conjunto, que chegou a hora de os clubes assumirem o protagonismo dentro da CBF.

Unido, o futebol paulista reivindica que a gestão da CBF conduza um processo de transição para mudanças profundas no modo de administrar o futebol. Este, na nossa visão, esgotou-se e precisa ser reconfigurado, como ficou evidente após os recentes escândalos no nosso esporte.

 

A primeira medida que será cobrada prevê que a Comissão de Clubes da CBF comande efetivamente a organização das Séries A, B, C e D do Brasileiro.

 

Defendemos que deve caber a esta comissão atuar de forma direta na elaboração do calendário do futebol nacional, na condução de todas as negociações comerciais e de marketing que envolvam os campeonatos brasileiros, além de promover mudanças no atual modelo de arbitragem.

 

Alinhados, cobraremos atitudes coerentes com estes princípios de quem quer que esteja no comando da CBF em 2016.

 

São Paulo, 7 de dezembro de 2015

 

Reinaldo Carneiro Bastos

Presidente da Federação Paulista de Futebol

 

Marcos A. Nassif Abi Chedid

Presidente do Clube Atlético Bragantino

 

Roberto de Andrade

Presidente do Sport Club Corinthians Paulista

 

Ernesto Francisco Garcia

Presidente do Oeste Futebol Clubes

 

Paulo de Almeida Nobre

Presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras

 

Vanderlei Aparecido Pereira

Presidente da Associação Atlética Ponte Preta

 

Modesto Roma Júnior

Presidente do Santos Futebol Clube

 

Carlos Augusto de Barros e Silva

Presidente do São Paulo Futebol Clube

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.