Topo

Coluna do PVC

Irrigação alerta trio de arbitragem na estreia do Corinthians em Itaquera

PVC

02/02/2016 12h24

O quarto árbitro de Corinthians x XV de Piracicaba, Aurélio Sant'anna, observou atitude anti-esportiva no retorno do Corinthians para o segundo tempo da partida de domingo, estreia no Campeonato Paulista. Antes do jogo começar, foi feita a irrigação dos dois lados do gramado, como é comum na arena. O campo fica mais rápido, o jogo fica melhor e o procedimento está previso no manual de gramados publicado pela federação.

O que chamou a atenção foi o fato de só ter havido irrigação de um lado do gramado antes do início da segunda etapa. Em síntese, o Corinthians molhou o campo inteiro quando não sabia para que lado iria atacar, mas antes do segundo tempo molhou apenas o lado do gramado para onde seus atacantes iriam jogar.

O quarto árbitro comentou sobre o assunto e disse que colocaria no relatório. A súmula publicada no site da Federação Paulista, no entanto, não tem essa observação.

Ano passado, Levir Culpi reclamou da quantidade de escorregões de seus jogadores na partida entre Corinthians e Atlético Mineiro, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

O erro não é molhar. É molhar só um lado.

O atual vice-presidente da Federação Paulista, Mauro Silva tem viajado o interior e conversado com atletas. É ideia tornar obrigatória a irrigação do campo, para deixar o jogo mais rápido. Hoje, há definições sobre o tamanho dos campos e milimetragem da grama. O Corinthians está certo em molhar o campo e deixar o jogo mais veloz e bonito em Itaquera. Mas tem de ser dos dois lados.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.