Topo

Coluna do PVC

O caso Neymar não permite precipitação. Fatos importantes para entender

PVC

03/02/2016 10h15

Toda vez que um caso ganha proporções enormes como o processo de Neymar é importante voltar no tempo para entender toda a questão. No dia 24 de janeiro de 2014, quando ficou claro que o Barcelona pagou 38 milhões de euros a mais do que havia declarado publicamente na compra, uma análise publicada na Folha de S. Paulo argumentava que pai, filho e família teriam de se explicar.

Explicaram-se.

Dias depois, Neymar pai entrou no programa Bate Bola da ESPN Brasil e detalhou, com este colunista do outro lado da tela, pedaço a pedaço da operação. Isso não significa que não possa haver o processo. Significa que é importante esperar até o final do imbróglio para ter a conclusão definitiva.

No dia 13 de fevereiro de 2014, uma coluna publicada na Folha de S. Paulo e assinada por este blogueiro dizia: Neymar tem razão.

As conversas com advogados revelavam naquela época o que o Ministério Público desvenda agora, mas com visões diferentes. Os advogados argumentavam que não poderia haver fraude fiscal, porque o Santos liberou com carta assinada por Luis Alvaro e Neymar, por meio de seu pai, criou um conjunto de empresas, cada uma com finalidade diferente, para pagar impostos de acordo com cada atividade.

Só a análise tributária detalhada pode explicar se cada empresa pagou de acordo como que a lei permite ou não. A defesa de Neymar segue na mesma linha e aposta que todo o processo no final dará razão ao craque. É provável.

Há também duas questões importantes para entender sobre o processo. A cada semana, chega um relatório novo contra o Barcelona, o Santos e o jogador, normalmente vindo com dossiê ligado ao grupo Dis, que tem interesse no caso e mantém advogados no Brasil e na Espanha.

Outra questão é o processo todo correr em Madri. Em Barcelona, a crença é sempre de que os juízes de Madri não perdoam a escolha de Neymar.

Nada disto é conclusivo. Mas a conclusão mesmo só vai haver no final do processo e ainda vai levar um bom tempo.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.