Topo

Coluna do PVC

Derrota não ameaça cargo de Marcelo Oliveira

PVC

14/02/2016 09h09

"Bola pra frente!"

Esta frase foi dita depois da derrota para o Linense para definir a continuidade do trabalho de Marcelo Oliveira no Palmeiras, com preferência pela conquista da Libertadores. Preferência não significa prioridade. Como Paulo Nobre diz, o interesse palmeirense é por vencer todos os torneios em que se envolver. E a tentativa segue com Marcelo Oliveira como treinador.

A decisão está correta. Marcelo Oliveira não seria demitido se perdesse a Copa do Brasil, mas começaria o ano pressionado. Ganhou a Copa do Brasil e tornou-se o primeiro treinador campeão pelo Palmeiras desde 1976 sem ser Luiz Felipe Scolari ou Vanderlei Luxemburgo — Murtosa ganhou a Copa dos Campeões.

O Palmeiras sofre para jogar na sua casa. São 37 partidas no Allianz Parque, uma sem o mando de campo. São 22 vitórias, sete empates e oito derrotas, ou seja, não vence 40% das partidas. Com Marcelo Oliveira, são 20 partidas em casa, 12 vitórias, 4 empates e 3 derrotas, também com 60% de vitórias. Com Oswaldo de Oliveira, o time não ganhava 41% de suas partidas no Allianz Parque.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.