Topo

Coluna do PVC

Palmeiras tem recorde de derrotas e Santos perde menos na era Allianz

PVC

29/02/2016 13h20

Desde a inauguração do Allianz Parque, em novembro de 2014, o Palmeiras é o time grande do Brasil com maior número de derrotas dentro de casa. São dez, contra Ponte Preta duas vezes, Sport, Corinthians, Goiás, Atlético Paranaense, Coritiba, Vasco, Linense e Ferroviária.

De novembro de 2014 para cá, quem mais se aproxima do número negativo do Palmeiras é o Fluminense, com nove derrotas como mandante. A diferença é que duas derrotas do Flu aconteceram em clássicos contra Vasco e Flamengo no Maracanã e Engenhão. Neste período, o Santos perdeu apenas duas vezes em casa, para São Paulo e Grêmio.

A comparação foi feita apenas com os doze clubes de maior torcida do Brasil: Atlético, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco. A conta inclui jogos que os times cariocas mandaram fora do Rio de Janeiro. Não estão computadas as partidas do Palmeiras no Pacaembu desde a inauguração do Allianz Parque — vitória contra o Grêmio, empate contra o São Bento e derrota para o Sport.

Apesar do recorde negativo, é inegável o efeito positivo proporcionado pelo Allianz Parque para o Palmeiras ganhar a Copa do Brasil. O time comportou-se como dono da casa, empurrado pela torcida, para vencer Cruzeiro, Internacional, Fluminense e Santos. Quatro jogos como mandante e quatro vitórias, 100% de aproveitamento e a taça mais importante dos últimos tempos.

 

O desafio do Palmeiras é repetir o efeito da Copa do Brasil nas partidas da Libertadores a partir de quinta-feira, contra o Rosario Central.

Abaixo, os jogos como mandantes dos doze clubes de novembro de 2014 para cá.

ATLÉTICO MINEIRO – 22 vitórias, 6 empates e 6 derrotas

BOTAFOGO – 26 vitórias, 7 empates e 5 derrotas

CORINTHIANS – 31 vitórias, 6 empates e 3 derrotas

CRUZEIRO – 17 vitórias, 12 empates e 7 derrotas

FLAMENGO – 22 vitórias, 5 empates e 8 derrotas

FLUMINENSE – 21 vitórias, 5 empates e 9 derrotas

GRÊMIO – 27 vitórias, 6 empates e 6 derrotas

INTERNACIONAL – 32 vitórias, 6 empates e 3 derrotas

PALMEIRAS – 24 vitórias, 7 empates, 10 derrotas

SANTOS – 30 vitórias, 6 empates e 2 derrotas

SÃO PAULO – 28 vitórias, 7 empates e 4 derrotas

VASCO – 20 vitórias, 13 empates e 8 derrotas

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.