Topo

Coluna do PVC

Grandes esbarram nos pequenos e não vencem 45% dos jogos do Paulista

PVC

21/03/2016 12h46

Dos 31 jogos entre clubes grandes e pequenos no Campeonato Paulista, os grandes não venceram 14. Significa não ganhar 45% das partidas e perder 37% dos pontos. São 17 vitórias, 8 empates e 6 derrotas. O resumo do fracasso dos gigantes foi a rodada do final de semana, com derrota do Palmeiras para o Audax, empates do Santos contra o Rio Claro, São Paulo contra o Ituano. Apesar do título do clube de Itu dois anos atrás, desde final dos anos 80 não havia tanta dificuldade para ganhar dos pequenos.

Há duas hipóteses para o fenômeno. Os grandes pioraram ou os pequenos evoluíram. A resposta é a piora dos gigantes, especialmente pelas crises de Palmeiras e São Paulo, retratada hoje na coluna da Folha de S. Paulo. 

Mas é justo falar sobre o crescimento de alguns dos times pequenos. O São Bento tem a terceira melhor campanha do estadual. O Red Bull está em quarto lugar na classificação geral. A Ferroviária hoje não estaria classificada, mas jogou bom futebol no início de sua campanha. Há sinais de crescimento nos clubes do interior, que recebem mais dinheiro do contrato de TV do que recebiam no ano passado.

Mas a queda dos grandes também é evidente.

Além das crises de São Paulo e Palmeiras, o Santos não repete o futebol do fim do ano passado, exceto em alguns jogos,como aconteceu no clássico contra o Corinthians. Antes do empate contra o Rio Claro, o Santos já havia jogado mal na terça-feira passada contra o XV de Piracicaba.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.