Topo

Coluna do PVC

Empate. Mas é muito mais grave do que qualquer crise da seleção

PVC

29/03/2016 23h11

A seleção brasileira já sofreu humilhações indefensáveis. Já levou 4 x 0 do Chile, em Córdoba, na Copa América. Já sofreu 4 x 0 da Dinamarca, em 1989… Não era fácil julgar que havia futuro, mas havia. Em 1994, a seleção, com boa parte da base dos dois vexames, ganhou a Copa do Mundo. Em 1963, o Brasil levou 5 x 1 da Bélgica. Mas só uma vez, antes de uma rodada de eliminatórias, o Brasil figurou fora da zona de classificação. Em 1993, estava em terceiro, atrás de Bolívia e Equador, à frente do Uruguai e da Venezuela. Não podiia!

Não pode estar hoje em sexto lugar na chave inteira de dez países. Mesmo com a reação, importante, que tirou da derrota de 2 x 0 para o empate por 2 x 2, com gols de Ricardo Oliveira e Daniel Alves.

Mesmo assim, é ridículo! Equipe incapaz de fazer jogo igual contra adversários quaisquer fora de casa. O Brasil já perdeu para o Paraguai outras quatro vezes, em Assunção. Da última vez, em 2008, faltavam três meses para o jogo seguinte, em Santiago, contra o Chile, O Brasil estava em quarto lugar. Agora é sexto.

A seleção tem o primeiro índice das eliminatórias em posse de bola e o quinto em finalizações. Significa que troca passes até cansar, mas não sabe como transformá-los em gol.

A esperança é olhar para a classificação daquela época e perceber que o Uruguai estava em sétimo e foi o sul-americano mais bem classificado na Copa do Mundo seguinte. Depois de 40 anos, alcançou as semifinais.

Nas duas próximas rodadas, Equador fora e Colômbia em casa. Hoje, não há nenhum sinal de que o Brasil possa chegar longe na próxima Copa do Mundo. Nenhum!

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.