Topo

Coluna do PVC

A maior façanha das quartas na Champions League foi do Benfica

PVC

06/04/2016 19h47

O Benfica viajou à Alemanha enfrentar o líder do Campeonato Alemão e favorito a chegar à decisão de Milão e perdeu por 1 x 0. O Real Madrid também foi à terra dos campeões mundiais, enfrentou o oitavo colocado da Bundesliga e perdeu por 2 x 0.

Não é para comemorar derrota, é óbvio. Até porque o Real Madrid tem mais chance de inverter a vantagem do Wolfsburg do que o Benfica tem de vencer o Bayern. Mas é um sinal importante do que tem acontecido com o Benfica nos últimos anos.

O bicampeão português pode ser tri pela primeira vez desde 1977. Chegou a duas finais europeias nos últimos quatro anos — perdeu finais para Chelsea e Sevilla. Transformou-se num clube soberano em Portugal, com o declínio do Porto, e em candidato sempre ao título da Liga Europa. Da Champions, não. Portugal tem 10 milhões de habitantes, é impossível na economia do futebol atual ter uma equipe com esta ambição, mesmo com a lembrança do título do Porto, em 2004, o último vencedor fora das grandes ligas.

Com tudo isso contra, o Benfica recebeu elogios de Josep Guardiola antes do encontro de Munique e confirmou sua força. O Benfica não chega às semifinais da Liga dos Campeões desde 1990, ano em que foi vice-campeão. Difícil repetir aquele feito nesta temporada.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.