Topo

Coluna do PVC

Vitória contra o River Plate pode ser divisor de águas para o São Paulo

PVC

14/04/2016 00h08

Dos últimos nove jogos, o São Paulo só perdeu um. Foi contra o São Bento, com o time reserva, em Sorocaba. A derrota no interior produziu críticas sem se notar que não se falava do time que jogaria contra o River Plate. Não que o São Paulo titular não merecesse críticas neste ano. Mereceu todas.

Mas havia evolução e o jogo contra o Trujillanos, semana passada, tinha mostrado isso. Difícil ter o Trujillanos como parâmetro, mas era justo perceber o time fazendo triangulações pelos lados do campo e expandindo o campo para evitar a retranca.

Contra o River Plate, houve sinais semelhantes. Na jogada do primeiro gol, há duas opções de passe antes de a bola chegar para Bruno cruzar, Ganso participar e Calleri marcar.

No segundo gol, antes da falta, também há Ganso e Hudson por perto para Michel Bastos conduzir a jogada. As triangulações e as opções de passe atrapalharam a marcação do River Plate, melhor até os 20 minutos e caindo gradativamente até sofrer o primeiro gol.

Nem tudo está bem. Duas vezes, o River Plate chegou pelo lado direito de seu ataque, às costas de Rodrigo Caio e Mena. Sempre naquela setor está o buraco tricolor. Mas está melhor.

O São Paulo ainda não é confiável a ponto de se ter certeza de que empatará em La Paz. Mas está no caminho da classificação e, depois dela, tudo ficará zero a zero para a hora dos mata-matas.

Ouça a opinião de PVC sobre a vitória do São Paulo no podcast Tabelinha. Clique aqui.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.