Topo

Coluna do PVC

Flamengo e Vasco dominam a torcida na capital do Amazonas

PVC

19/04/2016 13h32

O Vasco aceitou jogar em Manaus e preferia a capital amazonense a disputar a semifinal do Campeonato Carioca em Brasilia, por uma questão de torcida. Historicamente, Manaus é uma cidade dividida entre rubro-negros e vascaínos. No domingo, contra o Fluminense, a torcida do Vasco sentou-se à direita das tribunas e estendeu uma enorme faixa com a frase: "Tua imensa torcida é bem feliz." No Amazonas, também é.

Ao ouvir a observação sobre a presença vascaína em Manaus, o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, disse: "Manaus é a cidade com maior proporção de rubro-negros." Pesquisa do Ipen (Instituto de Pesquisas do Norte) indica que Bandeira tem razão, mas isto não exclui o enorme contingente cruzmaltino.

Dos Manauaras que torcem por clubes do Rio de Janeiro, 46,8% são rubro-negros, 23,4% vascaínos, 3,7% tricolores e 2,8% botafoguenses.

Quanto os amazonenses são questionados sobre clubes paulistas, 16% respondem torcer pelo Corinthians, 13% para o Santos, 11,7% para o São Paulo e 9% para o Palmeiras.

A pesquisa pode não ser absolutamente precisa, porque para torcedores do Nacional, São Raimundo, Rio Negro ou Fast, torcer pelo Flamengo pode não excluir a torcida pelo Palmeiras ou São Paulo. Qual o contingente de torcedores com dois clubes de preferência no país? Os que vivem em Campos e torcem para o Flamengo e para o Goytacaz, para o Vasco e para o Americano… Quem vive em Piracicaba e prefere o XV e o São Paulo.

Aos montes. A pesquisa indica no entanto o que as ruas no Amazonas já mostram a olho nu. No Amazonas, à parte os clubes locais, Flamengo e Vasco são soberanos.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.