Topo

Coluna do PVC

Federação projeta Paulista 2017 com mesma fórmula de disputa

PVC

25/04/2016 11h44

A ideia inicial da Federação Paulista de Futebol é manter a fórmula de disputa do Campeonato Paulista no ano que vem, apesar da diminuição de 20 para 16 participantes. Assim, o torneio pode ter 18 datas e uma alteração importante: quartas-de-final e semifinais em duas partidas, ida e volta. Mas o projeto é manter a divisão de quatro grupos, sem que os times de uma mesma chave se enfrentem.

A avaliação dos dirigentes é de que isto encurtaria a primeira fase, normalmente a menos atraente da competição, e daria mais justiça aos mata-matas.

Também se leva em conta o fato de que um turno único, todos contra todos, com semifinais e finais, não serviria para diminuir o número de datas, manteria a primeira fase muito longa, teria menos emoção nos mata-matas e diminuiria a chance de os pequenos chegarem à decisão.

É um erro considerar que a Federação queria os quatro grandes nas semifinais. O projeto prevê dar chance para os menores alcançarem sucesso e chegarem pelo menos até as quartas-de-final.

O projeto ainda vai passar pelo crivo dos clubes, mas a tendência é que esta seja a fórmula do ano que vem: quatro grupos de quatro, jogos apenas contra adversários das outras chaves, os dois melhores classificam-se para quartas-de-final, semifinais e finais, todos os mata-matas disputados em jogos de ida de volta.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.