Topo

Coluna do PVC

Troca-troca foi desejo de Cuca para ter Palmeiras moderno

PVC

27/04/2016 10h35

A informação na Toca da Raposa é que o interesse do Palmeiras por Fabiano já existia há alguns meses. A partir dessa conversa, avançou a troca dois por dois, Robinho e Lucas por Fabiano e Fabrício. A troca atende ao desejo do técnico Cuca de montar um time alto, forte e com muita velocidade no segundo semestre.

Polivalência é a palavra chave para justificar o troca-troca do lado palmeirense.

Fabrício pode jogar em três posições. Como lateral esquerdo, como ponta esquerda ou como terceiro homem de meio de campo num losango que se possa montar para o Campeonato Brasileiro.

Fabiano é lateral direito, mas tem formação de zagueiro. Pode fazer o papel de terceiro homem de defesa em alguns momentos, se Cuca assim desejar.

O Cruzeiro achou positivo incluir os dois jogadores na troca, porque a relação de Fabiano e Fabrício com a torcida não era boa. Fabiano era criticado por não chegar até a linha de fundo, por não ser um lateral ofensivo. A entrada de Lucas na negociação permite aos cruzeirenses ter um lateral mais ofensivo.

Desde a chegada de Cuca, este blog havia dito que sua visão sobre o meia era a de se tratar de um jogador de pouca intensidade para o trabalho que se iniciava. No Cruzeiro, a percepção é de que Robinho pode jogar pelo lado do campo ou na faixa central. Pode liberar De Arrascaeta para encostar mais nos atacantes. Mas esta decisão dependerá do novo treinador, ainda não contratado na Toca da Raposa.

No Cruzeiro, todo troca-troca traz à memória o time campeão da Libertadores de 1997, que nasceu depois de uma negociação com o São Paulo, o histórico 5 por 2. Na época, o Cruzeiro cedeu ao Sao Paulo o lateral esquerdo Serginho e o volante Belletti. Recebeu em troca o zagueiro Gilmar, o lateral direito Vítor, o volante Donizete, o atacante Aílton e o lateral esquerdo Ronaldo Luís.

Com poucos meses de distância, também chegou ao Cruzeiro o meia Palhinha.

Naquele troca-troca, o Cruzeiro levou vantagem. No atual, a percepção das duas diretorias é que deu empate. Não dá para ter certeza sobre como o novo técnico do Cruzeiro vai escalar Robinho e Lucas, mas pode apostar que Cuca vai fazer um sistema criativo e de polivalência com os jogadores que acabaram de chegar.

Veja também:

Palmeiras rescinde com meia e mais um jogador vai para o Criciúma

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.