Topo

Coluna do PVC

Empate repete única classificação do Corinthians nas oitavas no século

PVC

28/04/2016 12h50

Desde a virada do século, o Corinthians participou de oito edições da Libertadores e só chegou às quartas-de-final de uma. Aconteceu em 2012, ano do título mundial. Em todas as demais edições a partir de 2001, o Corinthians caiu nas oitavas-de-final. Em 2003 e 2006 contra o River Plate, em 2010 para o Flamengo, em 2013 contra o Boca Juniors, em 2015 contra o Guaraní do Paraguai. Em todas estas eliminações nas oitavas, o Corinthians perdeu o jogo de ida.

Daí a importância do empate por 0 x 0 contra o Nacional, mesmo com a frustração de ver um time sem agressividade em Montevidéu. O resultado repetiu o da única classificação do Corinthians nas oitavas-de-final de 2001 para cá. Na campanha do título, o jogo das oitavas aconteceu em Guaiaquil e registou o mesmo placar: 0 x 0 contra o Emelec.

Daquela vez, o técnico Tite voltou do Equador reclamando da atuação do árbitro colombiano José Buitrago.

Apesar do resultado poder ser considerado bom, a partida contra o Nacional foi mais uma da lista de adversários fortes não vencidos pelo Corinthians neste ano: empate com o Santa Fé em Bogotá, derrota para o Cerro Porteño em Assunção, derrotas para Santos e Palmeiras nos clássicos, empate com o Nacional em Montevidéu. Dos jogos teoricamente mais complicados, o Corinthians venceu o São Paulo em crise, o Santa Fé e o Cerro Porteño em casa.

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.