Topo

Coluna do PVC

Vasco, Santos, Atlético-PR, Santa Cruz, América... Os vencedores do domingo

PVC

01/05/2016 18h42

Vasco 1 x 0 Botafogo

O Botafogo jogou melhor do que o Vasco no primeiro tempo e teve chance de fazer 1 x 0 com Ribamar. O segundo tempo mudou, porque o time de Jorginho conseguiu colocar a bola no chão e teve Nenê. O camisa 10 deslocou-se para o lado direito do campo para fazer o cruzamento certeiro para Jorge Henrique marcar. Foi um das boas notícias para os cruzmaltinos, invictos há 24 partidas e favoritos para ficar com o título no segundo jogo. A outra foi a decisão do técnico Jorginho de permanecer em São Januário, apesar do interesse do Cruzeiro.

Regulamento – Se o Botafogo vencer por um gol de diferença, pênaltis. Vasco joga por empate e ou vitória. Botafogo será campeão com dois gols de diferença.

Audax 1 x 1 Santos

O Audax foi melhor na melhor parte da bela partida jogada em Osasco. O Santos atraiu o adversário, mas teve dificuldade para sair jogando e abusou das bolas longas no primeiro tempo. No segundo, conseguiu contra-ataques mais planejados e poderia fazer 1 x 0 com Gabriel, com um pouco mais de pontaria. Mike fez o primeiro gol. Talentoso e experiente, Mike poderia ter feito o segundo e faria não fosse uma grande defesa de Vanderlei. Incrível ter sido Ronaldo Mendes, substituto do lesionado Lucas Lima, o autor do gol que dá chance de o Santos ser campeão na Vila Belmiro semana que vem.

Regulamento – Santos e Audax dependem de uma vitória para serem campeões. Empate leva decisão para os pênaltis

América 2 x 1 Atlético

Danilo Barcelos entrou na vaga de Tiago Luís e fez o gol que parecia deixar o América próximo do fim do jejum de 15 anos sem o título estadual. A chance ainda existe, mas diminuiu por  causa do gol de Lucas Pratto, que entrou no segundo tempo. Só dois poupados dos titulares da Libertadores — Júnior Urso, além de Pratto. O desgaste da Libertadores na quarta-feira contra o Racing pode dificultar a vida do Atlético.

Regulamento – O Atlético precisa vencer por um gol de diferença para ser bicampeão. O América precisa empatar ou vencer.

Juventude 0 x 1 Internacional

Andrigo era esperança do Internacional desde os 15 anos, quando aparecia em vídeos no youtube. Aos 21 anos, pode ter feito o gol do hexacampeonato gaúcho. É um dos destaques da campanha. O outro é Vitinho, autor do lançamento que permitiu a Andrigo a finalziação perfeita. Da última vez que o Juventude decidiu o Campeonato Gaúcho no Beira Rio, levou 8 x 1 do Inter, em 2008.

Regulamento – O Internacional joga pelo empate. O Juventude precisa fazer dois gols de diferença para ser campeão.  Vitória simples do time de Caxias do Sul leva à decisão por pênaltis.

Atlético Paranaense 3 x 0 Coritiba

Desde 2009, o Atlético Paranaense não conquista o título estadual e desde 2013 não disputava a final num Atletiba. Saiu na frente com Thiago Heleno, teve Hernani bem no jogo antes da expulsão e Ewandro, emprestado pelo São Paulo, marcando o terceiro gol. O Coritiba parecia mais forte do que mostrou ser na Arena da Baixada.

Regulamento – O Coritiba tem de fazer três gols de diferença para levar a decisão para os pênaltis.

Campinense 1 x 1 Santa Cruz

O troféu da tarde de domingo é o primeiro título do Santa Cruz na Copa do Nordeste. Merecidamente, por um trabalho bem feito desde a chegada do técnico Milton Mendes — antes, também, com Marcelo Martelotte. O time de Grafite e com gol de Arthur deve comemorar e preparar a campanha para se manter na Série A do Brasileirão. E ainda tem a decisão do estadual contra o Sport.

 

 

 

Sobre o Autor

Paulo Vinicius Coelho é jornalista esportivo, blogueiro do UOL, colunista da Folha de S. Paulo. Cobriu seis Copas do Mundo (1994, 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018) e oito finais de Champions League, in loco. Nasceu em São Paulo, vive no Rio de Janeiro e seu objetivo é olhar para o mundo. Falar de futebol de todos os ângulos: tático, técnico, físico, econômico e político, em qualquer canto do planeta. Especializado em futebol do mundo.

Sobre o Blog

O blog tem por objetivo analisar o futebol brasileiro e internacional em todos os seus aspectos (técnico, tático, político e econômico), sempre na tentativa de oferecer uma visão moderna e notícias em primeira mão.